Como se escreve não há porquê?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Não há nenhum porquê de não irmos à festa!

Vamos a algumas regrinhas básicas que você pode levar em conta no uso do porque.

  1. por que = pode usar sempre para perguntas.
  2. porque = pode usar sempre para quando for responder.
  3. por quê = uso comum ao final de perguntas.
  4. porquê = sinônimo de razão, motivo, circunstância.

Sinônimo de

  • tem, existe, resta. Faz um determinado período de tempo:
  • faz, completa-se, perfaz. Está presente:
  • está, encontra-se, acha-se, apresenta-se. ...
  • acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se. ...
  • entende-se, arranja-se, relaciona-se, lida, trata.

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

A VÍRGULA ANTES DO PORQUÊ - Descomplicando a Língua. Antes do porque explicativo use sempre a vírgula, pois ele introduz uma oração precedida por uma pequena pausa. Antes do porque causal, o uso da vírgula é facultativo.

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

Corrigindo a frase com os pronomes corretos (porquês), temos o seguinte: "Por que você não me conta o que aconteceu e me explica por quê disso tudo?" Observe que dois pronomes foram corrigidos para dar mais concordância ao que estava sendo perguntado.

Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

Resposta: a)por que você não gosta de maçã ?

Assim, podemos utilizar o “há” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Há muitas pessoas no mundo. Existem muitas pessoas no mundo.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Significado de
Ato de acontecer, de ocorrer; acontece: protestos nas ruas. Ação de estar num determinado lugar: alguém em casa?[Gramática] O verbo haver é impessoal, não admitindo plural, quando empregado no sentido de existir ou de acontecer; neste sentido, a forma "haviam" está incorreta e deve ser evitada.

As formas adequadas seriam: Moço, /existe pão aí? Ei, /existe gente no banheiro! /existe gente que vive fazendo fofoca!

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.