Como se escreve microondas na nova ortografia?

Perguntado por: alima5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O correto é micro-ondas, com o hífen no meio. Isso porque, desde o Novo Acordo Ortográfico de 2009, palavras nas quais a última letra do prefixo autônomo (nesse caso, “micro”) for a mesma letra com a qual começa a segunda palavra (“ondas”) devem ser separadas com hífen.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Não se usa hífen após os prefixos que terminam com vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento da palavra composta: autoestrada, extraoficial etc. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento se inicia com “r” ou “s”, dobramos o “r” ou “s”: suprarrenal, semisselvagem etc.

  • micro-ondas. bel-prazer. guarda-roupa. guarda-chuva. furta-cor. ...
  • pan-americano. sexta-feira. boca-aberta. alto-mar. baba-ovo. ...
  • porta-malas. pica-pau. pré-natal. pingue-pongue. pot-pourri. ...
  • curto-circuito. prima-dona. contra-argumento. amizade-colorida. cor-de-rosa. ...
  • bem-educado. ex-marido. porco-espinho. arranha-céu. porta-estandarte.

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

A palavra antiinflamatório está errada. Deve-se escrever anti-inflamatório com hífen porque o prefixo (anti) começa com a mesma letra da palavra seguinte (inflamatório). Assim, é necessário separar conforme regra do Novo Acordo Ortográfico.

"Autoescola" ou "auto-escola"? Após a reforma ortográfica, o hífen deixou de ser empregado quando o prefixo terminar em vogal diferente da vogal que iniciar o segundo elemento. Logo, o correto é autoescola, sem hífen.

1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.

No entanto, existem determinados compostos em relação aos quais se perdeu a noção de composição, e estes casos grafam-se aglutinadamente, por exemplo: girassol, madressilva, pontapé, entre outros.

“E-mail” é um estrangeirismo, e é essa a forma original de escrita da palavra em inglês, que é a abreviatura de “electronic mail” (correspondência eletrônica).

Vogais diferentes
Como o Novo Acordo Ortográfico, não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. Um exemplo disso é a palavra aeroespacial, a qual é formada pela preposição “aero” (que termina com o) + “espacial” (que começa com e).

Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.

Alguns exemplos são as palavras fruto (em vez de fructo), sinal (signal), sábado (sabbado), tesouro (thesouro) idade (edade), igreja (egreja), máquina (machina), filosofia (philosofia), manhã (manhan) e química (chimica).

Usa-se hífen com os prefixos EX, SEM, ALÉM, AQUÉM, RECÉM, PÓS, PRÉ, PRÓ. Exemplos: recém-formado, pré-vestibular e pós-pago. O hífen é indispensável, também, quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a palavra. Exemplo: anti-inflamatório.

A força-tarefa é um “grupo especializado formado por diferentes unidades, para cumprir determinada missão”. Deve-se sempre atentar ao uso do hífen nessa palavra composta (Exemplo: A ONU enviou uma força-tarefa a várias regiões em conflito.). Para pluralizá-la, há duas opções: 1. Forças-tarefa.

Para indicar intervalos de número e data
Uma maneira comum de usar uma meia-risca é indicar um intervalo de números ou intervalo de datas. Nesse caso, a meia-risca substitui as palavras "a" ou "até" em uma frase.

Essa polêmica toda acabou. O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo.