Como se escreve marxista?

Perguntado por: procha . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 16 votos

adjetivo Que se inspira no marxismo, na teoria política, econômica e filosófica que, pautando-se nos ideais de Karl Marx (1818 - 1883), analisa as modificações na sociedade, partindo da análise dos confrontos entre classes sociais, criticando o sistema capitalista: ideais marxistas.

Os principais pontos da teoria marxista são:

  • materialismo histórico-dialético;
  • luta de classes;
  • Mais-Valia;
  • ideia de alienação;
  • superestrutura e infraestrutura;
  • socialismo científico.

Economia marxista
O sistema comunista sucederia ao capitalismo como modo de produção da humanidade por meio da revolução dos trabalhadores. De acordo com a teoria marxista da crise do capitalismo, o comunismo não é uma inevitabilidade, mas uma necessidade econômica.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

Karl Marx foi um filósofo e sociólogo alemão, fundador do socialismo científico e desenvolvedor de uma teoria comunista que modificou os estudos sociológicos. Karl Marx foi um filósofo, sociólogo, economista, jornalista e teórico político alemão.

No setor da política, o objetivo principal das teorias marxistas é promover a queda total do capitalismo por meio de um Estado socialista forte e opressor contra a burguesia.

O marxismo apareceu aos olhos dos teólogos da libertação como a única teoria capaz de oferecer ao mesmo tempo uma análise precisa e sistemática das causas da pobreza, e uma proposição precisa e radical do método para sua abolição.

"As revoluções são a locomotiva da história."
Essa frase revolucionária de Karl Marx afirma ser por meio dos conflitos e lutas sociais que se consegue grandes alterações no curso da história.

Os marxistas acreditam que o Estado socialista é a melhor forma de organização social, com a presença da propriedade comunitária. Assim, o socialismo é a estrutura política que o marxismo adequa para a construção de uma conjuntura social, política e econômica mais igualitária.

Marxismo é um sistema ideológico que critica radicalmente o capitalismo e proclama a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes e igualitária. As linhas básicas do marxismo foram traçadas entre 1840 e 1850 pelo filósofo social alemão Karl Marx e o revolucionário alemão Friedrich Engels.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Estas incluem críticas gerais sobre a falta de consistência interna, críticas relacionadas ao materialismo histórico, a necessidade de supressão dos direitos individuais, questões com a implementação do comunismo e questões econômicas como a distorção ou a ausência de sinais de preços e incentivos reduzidos.

Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.

O Capital

O Capital é a obra mais representativa de Karl Marx, sendo sua mais completa e densa produção. Aqui é trabalhada e finalizada sua teoria social sobre a burguesia, exploração do trabalho e divisão de classes sociais, juntamente com o estudo sobre a origem do capitalismo e as contradições existentes em tal sistema.