Como se escreve mal sabe ele?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O termo mal (escrito com “L”) pode ser considerado o termo mais falado entre os interlocutores. Ele pode vir empregado na fala como substantivo, conjunção ou mesmo advérbio. Abaixo, veja alguns exemplos com o uso do mal: Mal sabe ele que isso não é certo.

As palavras mal e mau são pronunciadas da mesma forma porque normalmente o “l” age como semivogal, assumindo o som de “u”. Além das palavras homófonas, existem também palavras homônimas, homógrafas e parônimas.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

O emprego correto se dá em: “Ele é bom médico” e “Ele é mau aluno”. Por outro lado, Mal e Bem podem exercer três funções distintas. Exercem a função de advérbios, modificam o estado do verbo, por exemplo: “Seu filho se comportou mal na escola” e “ele foi bem aceito no novo trabalho”.

mal triste - Dicionário Online Priberam de Português.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

Significado de Mal-entendido
substantivo masculino Falta de acordo quanto à compreensão do significado de uma palavra, de um ato ou norma; equívoco. Ausência de entendimento; briga, contenda, desentendimento, conflito. Etimologia (origem da palavra mal-entendido).

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

A resposta para essa pergunta é simples: as duas formas existem e estão certas. Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

1 malvado, maldoso, maléfico, malévolo, maldito, cruel, perverso, desumano, vil, insensível, desalmado, impiedoso, inclemente, duro, frio, feroz, odioso, malevolente, molesto, pravo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Exemplo ruim, exemplo que não deve ser seguido. Ele é um mau exemplo para a turma, por isso foi convidado a ser retirar.

O correto é mau humor. A grafia mal humor está incorreta, assim como sua hífenização mal-humor. O mau com U é utilizado como contrário de bom.

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

Mal-acompanhada - Busca - Dicio, Dicionário Online de Português.

O prefixo mal exige hífen antes de vogal, h e l: mal-acabado, mal-agradecido, mal-humorado, mal-intencionado, mal-lavado, mal-estar, mal-entendido. Nos demais casos, escreve-se sem hífen, com aglutinação: malcriado, malfeito, malsucedido.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.