Como se escreve mal acompanhado?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Mal-acompanhada - Busca - Dicio, Dicionário Online de Português.

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa.

Adágio popular que refere-se à preferência por ficar sozinho do que estar na presença de pessoas que lhe façam mal. Antes sem ninguém do que com uma pessoa que lhe deixe triste.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

O advérbio mal, com "l", deve ser usado quando se refere a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio: "falava mal", "mal-humorado", "mal analisado", "mal colocado"...

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

2. Mau exemplo. Algo que é tido como ruim. Um exemplo ruim que não deve ser imitado ou copiado.

Mal (do termo latino malu) geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. O mal está no vício, em oposição à virtude.

antes só do que mal acompanhado [provérbio]

Antes só do que mal acompanhado
Melhor só do que mal acompanhada!”

Boa notícia para os solteiros: a ciência comprovou que o velho ditado “antes só do que mal acompanhado” é verdadeiro. Um estudo publicado recentemente no periódico científico Family Psychology mostrou que, para a saúde, é melhor estar sozinho do que em um relacionamento infeliz.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Expressão que significa melhor do que se esperava razoável. Nada mau seu primeiro desenho!

B. Nesse contexto mau é antônimo de bom, ou seja, "imperfeito", “ruim”, que causa prejuízos.

Resposta: Mau tempo! Explicação: Mal' tempo, no título, contém lapso porque 'tempo' é substantivo, e seu qualificativo deve ser o adjetivo 'mau', e não o advérbio 'mal'.

Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Alto é antônimo de baixo e auto se refere principalmente a um ato público ou à forma abreviada da palavra automóvel.

Alto: adjetivo e antônimo de “baixo” Auto: substantivo.