Como se escreve haver no presente?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Presente do indicativo:

  1. (eu) hei.
  2. (tu) hás.
  3. (ele) há
  4. (nós) havemos.
  5. (vós) haveis.
  6. (eles) hão.

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Veja: a) Havia pássaros no céu.

3) O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Havia muitas pessoas no parque.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda.

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.

Houve – vem do verbo “haver”, conjugado no pretérito perfeito do indicativo do verbo “haver”. Pode significar: aconteceu, existiu, ocorreu. Veja: Houve muito barulho no estádio, pois a atleta brasileira tinha vencido. No Brasil já se falou mais de paz, já houve mais amor!

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

Mas atente-se a um detalhe, de extrema importância: em se tratando da linguagem escrita, prefira sempre utilizar o verbo haver no lugar do verbo ter.

Constatamos que o sentido se atém a algo a receber, ou seja, algo relacionado a créditos de uma foram geral. Um aspecto bem interessante é que muitas pessoas empregam essa expressão de forma errônea ao fazerem uso de: Eu tenho uma quantia em haver com você.

Para falar de horas, pode-se usar à(s) ou há. Com o sentido de tempo decorrido, usa-se sempre o verbo haver: Fiz um bolo há cinco horas (=decorreram cinco horas desde que fiz o bolo).

Prefira o presente ao futuro do indicativo: em lugar de “viajará amanhã”, use “viaja amanhã”. Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso.

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão: Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.

O verbo haver e fazer são impessoais, portanto, não admitem sujeito e são flexionados na terceira pessoa do singular. O verbo haver é impessoal quando tem sentido de existir e também de tempo decorrido. Exemplo: Havia uma cadeira vaga na sala de aula.

Continuar lendo Vai haver ou vai haver?