Como se escreve há 4 anos atrás?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Deve-se utilizar há vinte anos ou vinte anos atrás. A colocação na mesma frase do verbo haver e do advérbio atrás é considerada erro. Basta um deles.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "" para tempo passado.

O valor haver, sempre que estiver relacionado a tempo que já passou, impede o uso da palavra atrás. Sendo assim, existem duas formas corretas para a frase: "há dezoito anos" ou "dezoito anos atrás".

Quando falamos do passado, no sentido de tem ou faz. – Eu me formei há 10 anos e ainda estou aqui. – Há meia hora que estou te esperando. Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar.

As duas expressões referem-se ao tempo. Não há diferença em sua pronúncia, mas as escritas trazem significados opostos. Enquanto uma diz respeito ao passado, a outra relaciona-se com o futuro. Usa-se o verbo haver para se referir a um tempo passado ou decorrido.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Quando nos referimos a um tempo passado empregamos o verbo haver, que indica tempo decorrido e não admite flexão, ou seja, sempre é utilizado no singular (há).

Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração. Exemplos: “Há um ano que não bebo cerveja.”

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).