Como se escreve eu peço?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 10 votos

Quando conjugamos o verbo “pedir” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, o certo é usar o termo “peço” (com “ç”): eu peço, tu pedes, ele ou ela pede, nós pedimos, vós pedis, eles ou elas pedem.

Peço: verbo pedir na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Pesso: desvio linguístico, ou seja, está errado!

Pesamos vem do verbo pesar. O mesmo que: taramos, mensuramos.

Estúpido; alguém que expressa estupidez, grosseria ou insensibilidade. [Gramática] Pronuncia-se: /pêco/. Ver também: peço. Etimologia (origem da palavra peco).

O verbo pedir pode indicar solicitação ou súplica. Peço é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo pedir. Portanto, alguém diz ou escreve “eu peço” nos seguintes casos: Solicitação.

1 necessito, reclamo, exijo, requeiro, demando.

pedir (verbo) -

A forma correta de se escrever é com “Ç”, em “peça”. A grafia com “SS” está incorreta e não deve ser utilizada.

A grafia correta da palavra é for, escrito sem acento no o. Monossílabos tônicos terminados em r não devem ser acentuados, sendo o esse o caso da forma verbal em questão.

Pesei vem do verbo pesar. O mesmo que: tarei, mensurei.

Pesares | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Por favor
é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente. As pessoas respondem mais favoravelmente quando são tratadas com educação e respeito.

Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

Em português, o verbo pedir é transitivo direto e indireto: «pedir alguma coisa a alguém». Por outras palavras, a coisa pedida tem a função de complemento direto e ocorre na frase sem preposição; portanto, a forma correta é «eu não pedi comida».

Pedir é um verbo irregular, apresentando uma alteração no seu radical de ped- para peç- em alguns tempos e pessoas verbais: eu peço, que você peça, que eles peçam,… Nas suas formas rizotônicas, a vogal e apresenta uma pronúncia aberta (é): ele pede, eles pedem.

Assim, se a utilização for oral e com alguma informalidade, utiliza-se o verbo pedir. Se se tratar de um texto, ou pedido, escrito e formal, poderá optar-se pelo verbo solicitar.

Peça já o seu cartão! (verbo pedir)

Pressa ou preça: como se escreve? O jeito certo de se escrever esta palavra é pressa, com o emprego de SS. A grafia com Ç está errada. O principal erro acontece porque tanto o dígrafo SS quanto a consoante Ç são empregadas com a mesma finalidade sonora.

vestirvestir | v. tr.

O dezoito (18) é o número natural que segue o dezessete e precede o dezanove.