Como se escreve eu gosto de estudar à noite?

Perguntado por: icunha5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Resposta verificada por especialistas. A frase CORRETA é "Eu gosto de estudar à noite.".

À noite é um período de tempo que pertence a uma parte do dia, certo? Quando o significado da frase der a entender que está utilizando “noite” nesse sentido, sempre haverá o aparecimento da crase, justamente por ser um adjunto adverbial de tempo. Ele só vai voltar à noite.

É sábado à noite. It was on a Saturday night.

A expressão correta é à noite. Ela se refere ao momento em que determinada ação aconteceu. Se anoite fosse certo, demanhã também seria, concordam? E não se esqueçam de utilizar o acento gráfico que indica crase – a de artigo + a de preposição – e o termo separado noite.

2) À tarde
A expressão recebe o acento grave, porque todas, no português, todas as locuções com núcleo feminino são craseadas (ex: à tarde, à noite, à toa, à moda, etc.). Vamos conferir alguns casos de uso desse termo: Eu vou ao colégio hoje à tarde, porque tenho aulas de reforço.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

De tarde ou à tarde? De tarde é locução adverbial de tempo usada em relação a dia não determinado. Ex.: De tarde costumo ler e escrever. À tarde é usada quando o dia é determinado.

Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

Regras de quando NÃO usar crase
A crase não deve ser usada nas seguintes situações: antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);

Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h.

O dia começa à 0h e termina às 24h. A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h.

O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00.

Depende. “Toda noite” significa “qualquer noite, todas as noites”; “Toda a noite” significa “a noite inteira”.

A noite vem com as estrelas que, mesmo escondidas, não deixam de brilhar. O dia está indo embora e com ele todas as nossas tristezas. Chega agora essa noite linda, cheia de sonhos e novas esperanças. Lembre-se que, depois de uma noite escura e tempestuosa, vem o sol trazer a alegria de um novo amanhã.