Como se escreve em prol ou em pro?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

No caso de “prol”, esta palavra exige o uso da preposição “em”, formando a expressão “em prol”. Exemplo: “Amanhã haverá um show em prol da liberdade de expressão”. Já o termo “pró” é empregado como um advérbio e, normalmente, ligada a palavra seguinte por um hífen.

1. A favor, em defesa. 2. Vantagem, proveito, conveniência.

A favor de; em auxílio de: a manifestação foi em prol dos direitos das minorias; discussão em prol das novas leis trabalhistas.De prol.

1 deste modo, desse modo, daquele modo, deste jeito, desse jeito, daquele jeito, desta forma, dessa forma, daquela forma, desta maneira, dessa maneira, daquela maneira, destarte, dessarte.

As locuções a favor e em favor existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora estejam dicionarizadas como expressões sinônimas, há uma preferência pelo uso da expressão a favor.

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

No cotidiano, usar "pros" e "pras" em vez de "para os" e "para as" é perfeitamente possível. Os termos estão, inclusive, no dicionário. Em textos técnicos, eles devem ser evitados.

Por outro lado, a partir da origem grega, o prefixo “pro” exprime o sentido de anterioridade, ou seja, algo que ocupava uma posição anterior. Exemplo: prólogo, prognóstico, entre outros. Quando acentuado, o prefixo “pró” assume o sentido de vantagem ou conveniência.

Muitas pessoas confundem o uso das palavras “prol” e “pró”. Ambas estão corretas e significam basicamente a mesma coisa: estar a favor ou em benefício de algo.

Significado de Em prol
locução prepositiva A favor de; em defesa de: a manifestação foi em prol dos direitos trabalhistas; lutei em prol do Brasil. Em auxílio ou em benefício de: doações em prol de causas humanitárias.

1 favorável, em favor, pró, em prol, propício, defensor, apoiador, partidário, simpatizante, adepto, aderente, cultor.

Tirar proveito de : a) obter ganho de algo; aproveitar, lucrar; b) aproveitar-se de algo ou de uma situação: “Torno a me lembrar do meu amigo olhando o horizonte, seus cabelos molhados negros como nunca, e ele agora se penteia com mais vagar que antes.

“Ah, sim” quando expressar entendimento, quando se compreende algum fato. E “há sim” quando for afirmar que algo existe.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.

Ou seja, o termo "destarte" é utilizado para introduzir uma ideia nova, ainda não mencionada, enquanto "dessarte" é utilizado para referir algo que já foi mencionado.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O “por favor” pode ser usado no começo, no meio ou no fim da frase, sempre sendo separado do restante da oração pelo uso de vírgulas. Obséquio é um dos sinônimos mais utilizados de por favor, mas costuma ser empregado em comunicações mais formais.

Por favor e o uso da vírgula
A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases. Início da frase: Por favor, preencha o questionário. Meio da frase: Preencha, por favor, o questionário. Fim da frase: Preencha o questionário, por favor.

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”