Como se escreve em busca ou Embusca?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

embuça Embuça vem do verbo embuçar. O mesmo que: esconde, mascara, palia, disfarça, dissimula, encapota, encobre.

1 sobre, no encalço de, atrás de, à procura de, no rasto de, no rastro de.

Procura: 1 procura, caça, cata, pesca, caçada, batida, demanda.

O verbo buscar no presente do indicativo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Conjugação do verbo buscar

  1. Tipo do Verbo: regular.
  2. Infinitivo: buscar.
  3. Gerúndio: buscando.
  4. Particípio Passado: buscado.

A forma [buscam]é [terceira pessoa plural do presente do indicativo de buscar] .

1. Tratar de descobrir, de achar, de granjear. 2. Pender para, dirigir-se.

Significado de Busca
substantivo feminino Ato de buscar, de procurar algo ou alguém; procura. Empenho para encontrar ou para descobrir alguma coisa. Pesquisa muito detalhada; investigação.

1 caça, cata, busca, caçada, exame, indagação, investigação, pesca, pesquisa.

2 pesquisando, investigando, sondando, analisando, examinando, averiguando, explorando, esmiuçando, esquadrinhando, esgaravatando, esgravatando, escarafunchando.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

Busca por busca-lá

O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. Neste modo verbal, a primeira pessoa do singular (eu) não existe.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.