Como se escreve em bora?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado. A palavra embora é usada maioritariamente como advérbio ou como conjunção. A palavra embora é formada por contração da expressão em boa hora.

embora, mesmo que, se bem que, apesar de, ainda assim, ainda que, por mais que, mesmo assim, de qualquer forma, posto que, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese.

1. Ir embora de algum lugar, abandonar, deixar algum lugar. 2. Sair de casa, passear, dar uma volta.

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado. A palavra embora é usada maioritariamente como advérbio ou como conjunção. A palavra embora é formada por contração da expressão em boa hora.

Por estar a linguagem jurídica inserida no âmbito da língua culta – que reclama a forma mais limpa de correção –, é de todo recomendável que evitemos a indigesta locução “muito embora”.

A Borá é uma abelha sem ferrão bastante agressiva, principalmente nas horas quentes do dia, quando se defende, valentemente, mordiscando a pele ou se enrolando nos cabelos de quem se atreve a chegar perto de sua colmeia. Apresenta deposição de própolis como comportamento defensivo.

Para dizer “vamos” em inglês, você pode utilizar let's go ou sua forma contraída leggo.

Significado de Br br: Abreviação de bora bora, usada em redes sociais informais.

De facto, o advérbio embora deriva da expressão antiga «em boa hora». Said Ali explica como esta locução passou a advérbio, constituindo uma unidade com significado próprio (Gramática Histórica da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Melhoramentos, 1965, 5.

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

embora: palavra formada pelo processo de composição por aglutinação, porque ocorreu a junção de “em + boa + hora”, com alteração fonética nas palavras.

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece. Exemplo: Você deve visitar seus avós todas as semanas.

Você pode ir embora e nunca mais ser a mesma. Você pode voltar e nada ser como antes. Você pode até ficar, pra que nada mude, mas aí é você que não vai se conformar com isso.

As formas corretas são «vai tu embora» ou «vai-te tu embora». Do ponto de vista da variação não aceite pela norma, verifica-se de facto que falantes portugueses mais jovens usam formas como «vamos "sembora"».