Como se escreve dia a dia tem hífen?

Perguntado por: smoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Qual é o certo: dia-a-dia ou dia a dia? A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição.

Dia a dia, sem hífen, é a forma correta de escrita da locução. A locução dia-a-dia, com hífen, passou a estar errada desde a entrada em vigor do atual Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.

Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

3 sinônimos de dia a dia para 1 sentido da expressão dia a dia: A vida cotidiana: 1 cotidiano, rotina, quotidiano.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras.

Plural: dia-a-dias.

Depende do contexto. A palavra "meio" (ou sua variação "meia"), quando fizer parte de um substantivo composto, deve ser seguida por hífen. Ao mencionarmos a hora exata, o correto é meia-noite, que equivale à zero hora no relógio.

A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

locução adverbial Conjunto das atividades cotidianas, habituais, do que é feito em cada um dos dias ou no decorrer dos dias; o cotidiano, a vida cotidiana: a greve não afetará o dia a dia do eleitor. [Gramática] Forma Anterior ao Acordo Ortográfico: dia-a-dia. Etimologia (origem de dia a dia). Dia + a + dia.

02) Nos adjuntos adverbiais de modo, de lugar e de tempo femininos, ocorre crase. Exemplos: à tarde, à noite, às pressas, às escondidas, às escuras, às tontas, à direita, à esquerda, à vontade, à revelia...

A preposição a deverá ser escrita sem acento grave porque não ocorre crase, ou seja, não ocorre a sua contração com o artigo definido feminino a.

O adequado, então, é o seguinte: Estou há dias ensaiando para falar com você. Estou faz dias ensaiando para falar com você. Gostou?

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...

O hífen é usado em algumas palavras compostas, segundo certas regras. Também é utilizado para unir verbos a pronomes oblíquos átonos. Geralmente, palavras compostas sem elemento de ligação apresentam o hífen. Já os termos compostos com elementos de ligação costumam não apresentar hífen.

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.

Substantivos mais usados em português
O substantivo mais utilizado – coisa – é uma palavra-ônibus, usada para expressar diversas ideias, em diversas situações, com diversos sentidos.

Que tal substituir o uso de top por palavras como sensacional, extraordinário, incrível ou excepcional? Cafona, paupérrima e limítrofe. Esses são adjetivos à altura da palavra top, que mais parece uma praga do que um vocábulo.