Como se escreve desenho em português?

Perguntado por: ngois . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A forma correta de escrita da palavra é desenho. A palavra dezenho está errada. Devemos utilizar o substantivo comum masculino desenho sempre que quisermos referir a forma arte que representa e reproduz objetos, seres, paisagens,…

Significado de Desenho
substantivo masculino Representação a lápis, a tinta etc., de objetos e figuras, de paisagens etc. Arte que permite efetuar essas representações: curso de desenho. Delineação dos contornos das figuras.

draw a picture v. O trabalho era fazer um desenho.

A palavra desenho tem sua origem na palavra em latim designu, devendo assim ser escrita com s e não com z. Também com s deverão ser escritas todas as palavras desta mesma família e todas as formas conjugadas do verbo desenhar.

Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança, bastante reflexivo, ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.

desenho animado - Dicionário Online Priberam de Português.

dibujo {m.}

schoolchildren. A exibição do desenho infantil é uma excepção e um exemplo [...]

1 ilustração, gravura, imagem, figura, estampa.

desenhinho

Com o sufixo -inho, o diminutivo usual da palavra desenho é desenhinho, mas também podemos formar desenhozinho.

O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.

Desenho livre - princípios de desenho. Free-hand Design - design principles.

Mais traduções em contexto: my sketch, my cartoon ...

sketchbook n. Volte para o seu caderno de desenho, escrevinhador. Go back to your sketchbook, scribbler.

O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo.

É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.