Como se escreve Deixá-lo EI?

Perguntado por: ugomes4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Deixa-lo ou deixá-lo? Amá-lo e ama-lo, devolvê-lo e devolve-lo, deixá-lo e deixa-lo são construções corretas, mas que se referem a formas verbais diferentes, que devem ser usadas em situações diferentes, apresentando pronuncias diferentes.

As oxítonas terminadas em "i" e "u" não recebem acento gráfico: dividi-lo, adquiri-la, servi-los… É importante lembrar que deveremos usar o acento agudo, caso as vogais "i" e "u" formem hiato com a vogal anterior: destruí-lo, construí-la, distribuí-los, atraí-las, possuí-lo…

Escreve-lo, sem acento gráfico, é referente à segunda pessoa do singular do indicativo do verbo.

Verbo deixar - abandona, ausentando-se: 4 abandona, ausenta-se, retira-se, afasta-se, aparta-se, parte, sai, separa-se, desliga-se.

Significado de Deixando
Deixando vem do verbo deixar. O mesmo que: abandonando, cedendo, desistindo, largando.

O verbo Deixar é usada na expressão Deixa para lá, que significa basicamente, esqueça ou não se importe. Luciano: Diogo, pode pegar essa caneta para mim?

deixar

deixatu
deixeele, ela, você
deixemosnós
deixaivós
deixemeles, elas, vocês

Conjugação do verbo "deixar"

  1. Presente (Indicativo) eu. deixo. ...
  2. Pretérito Perfeito (Indicativo) eu. deixei. ...
  3. Pretérito Imperfeito (Indicativo) eu. deixava. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito (Indicativo) eu. ...
  5. Futuro do Presente (simples) (Indicativo) eu. ...
  6. Futuro do Presente (composto) (Indicativo) eu. ...
  7. Futuro do Pretérito (Indicativo) eu.

O mesmo que: acolitará, acudirá, auxiliará, coadjuvará, salvará, socorrerá.

Busca por devolve-lás
O mesmo que: entrega, repõe, restitui. Restituir, fazer voltar (ao dono, à origem). Recusar:... devolverás Devolverás vem do verbo devolver.

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.

Ló significa 'véu', 'cobertura' ou ainda 'revestimento', indicando assim uma referência à importância de se apresentar bem diante dos outros. Este nome também faz uma alusão à aparência enquanto uma maneira de se comunicar.

Bem, “Fi-lo porque qui-lo” significa “Fiz porque quis”. Em 1961, ao ser questionado sobre o motivo da renúncia, Jânio teria respondido “Fi-lo porque qui-lo.”, ou seja, ele fez porque quis e ponto final.

Lo pode ser usado antes de palavras de gênero masculino ou feminino, no singular ou no plural.

Significado de Deixar a desejar
locução verbal Não corresponder ao que se espera; ter um desempenho abaixo das expectativas; não satisfazer, ser insuficiente; decepcionar, desapontar: o novo modelo da marca deixa a desejar em muitos aspectos.

Portanto o objeto direto do verbo deixar é a oração, e não o pronome.

Este verbo apresenta predicação verbal transitivo direto pois quem deixa, deixa alguma coisa. c) O complemento verbal nada mais é do que o que irá completar o significado do verbo.

Significado de Deixado
adjetivo Que se deixou ao deus-dará (por esquecimento ou vontade). Que se abandonou, largou; abandonado, largado. Que se esqueceu; esquecido: havia deixado o livro em casa.

deixar

  1. Presente. eu. deixo. deixas. deixa. deixamos. deixais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. deixei. deixaste. deixou. deixámos. deixastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. deixava. deixavas. deixava. deixávamos. deixáveis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. deixara. deixaras. deixara. deixáramos. deixáreis. ...
  5. Futuro. eu. deixarei. deixarás. deixará deixaremos.

ex.: «Deixa correr os dias»; «Deixa-os correr»; b) se o sujeito for uma expressão nominal inserida entre o auxiliar e o verbo principal, emprega-se o infinitivo flexionado: «Vi as estrelas brilharem.»

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.