Como se escreve decepcionada em português?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: decepcionado. Grafia no Brasil: decepcionado. Grafia em Portugal: dececionado.

Se for possível conversar com a pessoa que lhe decepcionou e se você entender que vale a pena resgatar essa relação, faça isso quando sentir serenidade suficiente. É seu direito perguntar ao outro as razões de sua atitude, é saudável revelar seus sentimentos.

O contrário de decepcionado é: 1 satisfeito, encantado.

Na prática, a decepção dói tanto porque afeta esse sistema de recompensas e provoca um desequilíbrio no qual reduz o nível de neurotransmissores relacionados ao prazer. Em outras palavras, as sensações ligadas a felicidade, prazer e bem-estar, vão sendo diminuídas.

5 passos para aprender como lidar com a decepção

  1. 1 – Entenda que a decepção é algo normal. ...
  2. 2 – Entenda o que te decepcionou. ...
  3. 3 – Não culpe ninguém por sua decepção. ...
  4. 4 – Respeite seu tempo para se curar da decepção. ...
  5. 5 – Por fim, aprenda com a decepção.

Nunca decepcione alguém que faria de tudo por você. Erros podem ser perdoados, mas palavras nunca poderão ser esquecidas. Pessoas como eu se decepcionam mais. Estamos sempre em alta com as expectativas.

Quando nos decepcionamos, nos fortalecemos. Existe um grande poder em saber que algumas coisas não podem mudar. Suas palavras me encantaram, seu comportamento me decepcionou. Não me arrependo de tê-lo conhecido, mas sim de acreditar que ele seria diferente dos demais.

É possível voltar a confiar depois da decepção?

  1. Dê tempo ao tempo. Permita que o tempo cure as feridas causadas pela decepção. ...
  2. Não idealize as pessoas. ...
  3. Aproveite cada pequeno progresso da relação. ...
  4. Aprenda com os seus erros. ...
  5. Mantenha o diálogo aberto e sincero. ...
  6. Reconstrua a sua autoconfiança.

Quando se tem uma decepção com relação a alguém, dificilmente haverá amor depois! A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor. O caminho que eu escolhi é o do amor, Não importam as dores, nem as angústias.

O que devemos fazer é aprender a administrar as nossas expectativas para que elas não se distanciem da realidade. Deste modo, reduziremos a possibilidade de decepção. A pessoa com muitas expectativas involuntariamente idealiza acontecimentos e relacionamentos.

1 sentimentos, aflições, penas, tristezas, infelicidades, desgostos, amarguras, desprazeres, pesares, dores, desconsolos, consternações, angústias.

I'm disappointed.

Nos decepcionamos com as outras pessoas porquê acreditamos demais e nos entregamos demais. Queremos que elas sejam iguais a nós, quando na verdade são às diferenças que gostamos. E quando elas não fazem o que queremos que faça, terminamos nos frustrando. Sorrir ou chorar, a escolha sempre será nossa.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

A frustração impede a liberdade emocional. Expressar a frustração com intuito de superá-la é saudável, mas somente numa posição não irritável, não hostil. A decepção é uma forma de frustração que ocorre quando as expectativas não são atendidas.

7 dicas para vencer a desconfiança e tornar-se uma pessoa mais segura

  1. Alinhe suas expectativas. ...
  2. Conheça os seus sentimentos. ...
  3. Invista no diálogo. ...
  4. Cuide de sua autoestima. ...
  5. Confie em seu par. ...
  6. Mantenha a Individualidade. ...
  7. Procure ajuda expecializada.

Vejamos algumas possibilidades que conduzem o amor ao fim: frustrações recorrentes, ódios não verbalizados, sentimentos de rejeição, mudanças de jeito de ser; projetos de vida desencontrados, traições não perdoadas, ciúme patológico, medo de se entregar e de confiar no outro, assim por diante.

Podemos amar a mesma pessoa de várias formas e com intencidade diferentes, dependendo da situação e época de nossas vidas. Tive alguns pacientes que vieram a terapia falando não amar mais o companheiro(a) e após algum tempo de terapia a pessoa volta a enxergar de outra forma a situação.

Finalmente, o medo de decepcionar muitas vezes esconde um medo latente de abandono. Este é gestado na infância, quando somos totalmente dependentes dos adultos e assumimos que temos que agradá-los para não retirarem o seu afeto e irem embora, porque a nossa sobrevivência depende disso.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Você me magoou profundamente e me deixou na solidão. Eu não deixei de gostar de você, só cansei de me magoar. Vou aprender a me afastar de tudo que me faz mal. Eu te dei o meu amor, mas ao invés de aceitá-lo você me magoou e o jogou fora!