Como se escreve de segunda a sexta?

Perguntado por: dperes . Última atualização: 26 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O certo é “de segunda a sexta-feira”. Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

Isso deixará mais claro que não temos um caso de contração (“ao”), mas somente a presença da preposição, sem o uso do artigo definido masculino “o”: De segunda a sexta; De segunda a sábado.

O certo é “de segunda a sexta-feira”. Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

Crase antes de datas
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Na tua pergunta, quando escreves “DAS 8h”, fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: “DAS 8h ÀS 12h” — com acento indicativo de crase.

Segundo o Acordo Ortográfico, a forma correta é "de domingo a domingo". As palavras compostas constituídas por nome + preposição + nome, e que não sejam termos de botânica ou zoologia, como "dia a dia", "fim de semana", frente a frente" e "pé de galinha (ruga)", perdem o hífen.

Nunca escreva "dia à dia". Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

A preposição a deverá ser escrita sem acento grave porque não ocorre crase, ou seja, não ocorre a sua contração com o artigo definido feminino a.

Todos o meses do ano são substantivos masculinos. Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro.

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Ao escrever horários em português em contextos formais, deve-se usar o sistema de 24 horas: por exemplo, 16h30 ou 16:30, reservando 4h30 e 4:30 para o horário de quatro e meia da madrugada.