Como se escreve daqui a um mês?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Para o futuro, devemos usar a preposição "a". Exemplo: "eu vou viajar daqui a três dias". Portanto, o correto é dizer "daqui a um ano", "daqui a um mês", "daqui a duas semanas", "daqui a pouco", etc.

A forma correta de escrita da expressão é daqui a:

  1. daqui a pouco;
  2. daqui a nada;
  3. daqui a um ano;
  4. daqui a um mês;
  5. daqui a uma hora;
  6. daqui a uma semana;
  7. daqui a cinco minutos.

Exemplos indicando futuro

  1. Daqui a quanto tempo sairemos?
  2. Daqui a duas semanas eles partirão para a Europa.
  3. Estamos a dois dias das eleições.

O “a” é um artigo definido utilizado antes de substantivos e diferente do “há” que indica um tempo passado, esse é utilizado para falar de uma ação futura. Além disso, ele é empregado quando estamos nos referindo a distância. Daqui a três anos irei para a Inglaterra.

Quando nos referimos a um tempo passado, o certo é usar o verbo haver: – Não o vejo há dias. – Estou esperando você há horas. >> Truque: a palavra há, nesses casos, pode ser substituída pelo verbo fazer.

TEMPO FUTURO: A E DAQUI A
Na indicação de um tempo que se conta de hoje para o futuro, usa-se daqui a ou apenas a preposição a, conforme a construção frasal: Viajaremos daqui a dois dias.

De onde vem essa expressão, que significa daqui a uma semana? É que a semana tem sete dias, não oito.

Já a preposição A é empregada na indicação de tempo futuro. Nesse caso, não pode ser substituída por “faz”, e em geral vem precedida da expressão “daqui”. Exemplos: O lançamento do satélite ocorrerá daqui a dois anos.

A forma correta de escrita é há uma semana de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a forma verbal (do verbo haver) no sentido de tempo. Há uma semana expressa tempo decorrido ou passível de decorrer (uma semana, neste caso).

Portanto, o correto é dizermos: daqui a pouco, pois o “a”, neste caso, nos remete tal ideia, expressa por um tempo vindouro. Assim sendo, analisemos os exemplos que seguem, os quais representam a ocorrência em estudo. Daqui a pouco anoitecerá e com certeza não poderemos seguir viagem.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.

A palavra há é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.

Quando nos referimos a um tempo passado empregamos o verbo haver, que indica tempo decorrido e não admite flexão, ou seja, sempre é utilizado no singular ().

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.