Como se escreve corretamente a palavra ganância?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A origem etimológica da palavra ganância encontra-se na palavra castelhana “ganancia”. A ganância é a ambição excessiva e exaltada de dinheiro, bens ou outras riquezas.

Que tem muita ganância, que só visa o lucro, os bens materiais; AMBICIOSO; COBIÇOSO; CÚPIDO: Era inteligente, mas muito ganancioso. sm. 2. Pessoa dominada pela ganância; AMBICIOSO; COBIÇOSO; CÚPIDO: Os gananciosos não perdem tempo com os outros.

Ambição: forte desejo de obter riquezas ou poder, glórias ou honras; anseio constante de alcançar determinado sucesso ou objetivo, pretensão, aspiração; cupidez; cobiça. Ganância: desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros; ânsia por ganhos exorbitantes; cupidez, cobiça, avidez.

Evite contar sobre sua vida pessoal para um indivíduo ganancioso, principalmente falar a respeito de suas conquistas, o mesmo vale para informações sobre terceiros ou projetos profissionais. A discrição vai te ajudar a se proteger do desejo dele de querer aquilo que é seu.

O Evangelho está dizendo hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. A vida do homem não consiste nos bens que ele possui. Podemos passar a vida toda alimentando a ganância do ter e possuir, e quando achamos que possuímos, que juntamos e acumulamos, a vida nos é tirada.

Ganância é um tema muito presente na Bíblia, é um pecado sério que deve estar fora da vida cristã. O amor pelo dinheiro é um claro sinal de ganância, mas o desejo por poder e grandeza também podem ser. Existe diferença entre ganância e ambição.

Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais.

O orgulho soberbo (de quem se sente superior a tudo e a todos), a ambição desmedida, que se transforma em ganância (desejo ardente e desarrazoado de alcançar bens materiais ou prestígio pessoal) e a avareza (sórdido apego ao dinheiro) constituem vícios deploráveis da natureza humana.

Quando a ganancia fala mais alto o problema se torna mais grave ~ Avesol.

A palavra ambição vem do latim ambire, “mover-se livremente”. Já ganância vem de ganatum, “ganho”. Ou seja, o ambicioso é aquele que sai do seu lugar de conforto, vai em busca do que deseja, corre riscos, enquanto o ganancioso está paralisado, preso na própria cobiça, retendo tudo o que recebe para si.

O invejoso ou o ganancioso? O invejoso sente raiva ou frustração com a felicidade e o sucesso alheio. O ganancioso possui uma ambição desmedida e utiliza todos os meios ilícitos para conseguir as coisas.

A origem etimológica da palavra ganância encontra-se na palavra castelhana “ganancia”. A ganância é a ambição excessiva e exaltada de dinheiro, bens ou outras riquezas.

Atenuar o ruído para evitar a ganância
Eliminar o ruído na tomada de decisão é fundamental também para eliminar os efeitos destrutivos que podem ter a ganância e o medo. Depois há as questões económicas do momento. Quem viveu nas últimas 4 décadas provavelmente pouco saberá de inflação.

A pessoa gananciosa não tem escrúpulos para atingir suas conquistas. Quase sempre o faz através do esforço de terceiros os quais ela subjuga, usa ou coage. O ganancioso tem ânsia por conquistar valores, poder e capitais, mas não quer dispor de sua força de trabalho neste processo.