Como se escreve canjica com G ou com J?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Por que se escreve “canjica” (com “j”) e não “cangica” (com “g”)? Isso ocorre porque palavras de origens africanas, indígenas e populares grafam-se com a letra “j”. A grafia “cangica” (com “g”) é desvio da norma culta. Vale lembrar que “canjica” é o nome dado tanto ao tipo de milho usado no doce como ao doce em si.

canjicacanjica | n. f. | adj. 2 g.

O termo viria de Kanji, termo da língua malaiala falada na região de Malabar, sudoeste da Índia e que significa “arroz com água”.

Portanto, a ortografia correta do vocábulo jeito é assim, grafada com a consoante j. Geito nunca mais!

Dependendo da região do país, esse doce de grãos de milho com leite de coco e outros ingredientes pode ter diferentes nomes. Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá.

Canjica e Munguza ou Muncuza (como alguns dizem. Mas, confere, é isso mesmo.

Depois do peixe e outros frutos do mar, finalize o almoço da Sexta-Feira Santa com a sobremesa mais tradicional e saborosa que antecede o Domingo de Páscoa, a canjica. Doce típico brasileiro, a canjica é feita com milho, leite, leite condensado, coco e canela.

[Morfologia] A grafia mangericão está incorreta e deve ser evitada.

A forma correta é tigela.
Tigela tem origem na palavra latina tegula-. A letra g, quando precede as vogais e ou i, pronuncia-se /j/, tal como em jejum. A outra forma não existe.

Significado de Caruru
substantivo masculino [Brasil] Nome de várias plantas da família das amarantáceas. Iguaria da culinária brasileira, de origem africana, muito popular na Bahia.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca.

Origem da canjica
Dessas histórias, a mais aceita pelos especialistas é relacionada a chegada da canjica no período colonial pelos africanos escravizados no Brasil. Chamada de “kanzika” nessa época era um tipo de papa de milho bem tradicional de várias regiões da África e muito consumida no Brasil nas senzalas.

Por conta do milho da canjica ser pequeno e bem duro, o período de pré-cozimento em molho ajuda o grão a amolecer mais rapidamente, sem a necessidade de ficar muito tempo cozinhando dentro da panela de pressão.

  • jazigo. jaez. jazer. jovialidade. jogo. justaposto. jubiloso. justa. jaja. ...
  • jamanta. jerivá jesuíta. jugar. jazida. julgado. jugular. javé jogador. ...
  • jereba. jarrete. judaico. jaça. jarro. jerarquia. jardineiro. jogatina. ...
  • joule. jazz. jararaca. justiçamento. jurado. jeba. juta. jarretar. ...
  • jansenismo. judas. judicativo. jardar. jogado. jejuar. junqueira. jongo.

Geralmente, antes de "e" ou "i", os sons /ge/ e /gi/ escrevem-se com "g". Vejamos algumas palavras: gente, ginja, giz, inteligente, agenda, cônjuge. A seguir à sílaba inicial a-, al, ou -ar, o som /ge/ ou /gi/ escrevem-se com "g". É o caso das palavras "álgebra", "agência" ou "argelino".

A forma correta de escrita da palavra é gente, com g inicial. A palavra jente, com j inicial, está errada. O substantivo feminino gente é muito usado, podendo indicar um conjunto de pessoas ou uma pessoa, bem como toda a espécie humana.

ges·so |ê|

  1. [ Mineralogia ] Sulfato de cal hidratado. (Misturado com água, o gesso faz presa formando uma massa ao mesmo tempo sólida e tenra. ...
  2. [ Medicina ] Estrutura rígida feita com esse mineral que se usa para imobilizar membros, para tratamento de fracturas , etc.
  3. gesso cartonado. ...
  4. gesso laminado.