Como se escreve cálculo ou cálculos?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Cálculos é o plural de cálculo. O mesmo que: conjecturas, contas, cômputos, estimativas, operações, projetos.

1. Determinar pelo cálculo. 2. [Figurado] Contar, avaliar.

A palavra “calcular” é um diminutivo de “calx”, que, em latim, significa “pedra”. No passado significou “fazer contas por meios de seixos”. As contribuições dos matemáticos para o nascimento do Cálculo são inúmeras.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...

Veja 5 dicas para aprender cálculo

  1. 1) Assista a videoaulas. Vale tudo, desde canais do YouTube até aulas pagas. ...
  2. 2) Entenda a teoria. Engana-se quem pensa que entender conceitos é só coisa das disciplinas de humanas. ...
  3. 3) Faça (muitos) exercícios. ...
  4. 4) Procure ajuda. ...
  5. 5) Faça um cronograma.

A disciplina de Cálculo tem o objetivo de ensinar aos estudantes a capacidade de compreender e resolver problemas dentro e fora da Matemática. Isso porque a disciplina aprofunda os conhecimentos obtidos ao longo da Educação Básica sobre como empregar fórmulas, conceitos e equações.

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

Significado de Incalculável
adjetivo Que não se pode calcular: o número das estrelas é incalculável.

A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função. Assim sendo, cada elemento do conjunto x é levado a um único elemento do conjunto y.

Calcular a hora de trabalho comum

  1. 44 horas x 5 semanas =
  2. 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
  3. 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

Destes problemas ocuparam-se grandes cientistas do século XVII, porém o clímax destes esforços -- a invenção (ou descoberta?) do Cálculo -- coube a Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz.

ábaco

O ábaco foi a primeira calculadora da história. Criado pelos chineses no século 6 a.C, esse instrumento dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes, capazes de realizar contas de adição e subtração.

Trata-se de um diminutivo de calx, “pedra calcária”, ancestral de termos como cal e cálcio. Da concretude mineral daquela acepção básica, calculus se expandiu no próprio latim clássico em duas direções.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Em “boa-” e seu oponente “-”, a diferença de significado a ser marcada pelo hífen não está nos adjetivos “boa” e “”, mas no substantivo “”, porque esta palavra é usada com desvio de significado: em vez de fazer alusão ao seu sentido primário, que é de crença, nas expressões “boa-” e “-”, ela está sendo ...

A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.

Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.

O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-marido, com hífen.