Como se escreve Caio ou caiu?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São formas conjugadas do verbo cair.

cair

  1. Presente. eu. caio. tu. cais. ele/ ela/ você cai. nós. caímos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. caí tu. caíste. ele/ ela/ você caiu. nós. caímos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. caía. tu. caías. ele/ ela/ você caía. nós. caíamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. caíra. tu. caíras. ele/ ela/ você caíra. nós. ...
  5. Futuro. eu. cairei. tu. cairás. ele/ ela/ você cairá nós.

Caiu, no pretérito perfeito do indicativo, deverá ser usado para indicar uma ação que aconteceu num momento definido no passado. Exemplos com caiu: Na semana passada minha avó caiu na rua. Ontem ela escorregou e caiu numa poça de lama!

Esta palavra não tem acento, porque não é necessário. Seja a frase: "O João ia a correr e caiu". Em presença desta forma verbal, ninguém a pronuncia erradamente, porque todos nós a conhecemos.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo cair na 3ª pessoa do plural.

Caem: verbo cair
Caem é a forma conjugada do verbo cair na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo.

verbo intransitivo Perder o equilíbrio, levar uma queda: ele quis correr e caiu. Lançar de cima para baixo; precipitar: a chuva caiu.

1 tombar, estatelar-se, estabacar-se, estampar-se, esborrachar-se, despencar, desabar, despenhar, desmoronar, ruir, mergulhar.

Ex: O estojo caiu ao chão = O estojo caiu no chão, mas "caiu ao chão" é provavelmente mais utilizado.

Caí é a forma conjugada do verbo cair na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu caí) ou na 2. ª pessoa do plural do imperativo (caí vós). Cai é a forma conjugada do verbo cair na 3.

Quantas palavras perderam acento com a Nova Ortografia?

Paroxítonas com os ditongos "oi" e "ei"904 palavrasboia e ideia
Com trema358 palavraslinguiça
Com "u" e "i" tônicos após ditongo32 palavrasfeiura
Com acento diferencial22 palavraspelo (substantivo)
Com o hiato "oo"18 palavrasenjoo

A forma correta é “ideia“! A grafia “idéia” (com acento) era a forma correta e obrigatória até o dia 31 de dezembro de 2008. Isso ocorria porque até então acentuávamos as palavras com ditongos abertos tônicos “éi”, “ói” e “éu”, como “jibóia”, “assembléia”, “heróico”, “bóia” etc.

“Cai” é uma palavra monossílaba terminada em ditongo decrescente. Na língua portuguesa, esses termos não devem ser acentuados. Por sua vez, “caí” é uma palavra dissílaba (ca-í) terminada em hiato. Segunda as regras do Acordo Ortográfico, a letra “i” recebe acento quando é a segundo vogal tônica de um hiato.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Por exemplo: O avião caiu. O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como: local: O avião caiu sobre as casas da periferia.

Qual o plural de arrozarrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

Na palavra caiu, há o ditongo decrescente [iw] e o hiato “a-iu”.