Como se escreve café com leite na nova ortografia?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:café com leite.

  • micro-ondas. bel-prazer. guarda-roupa. furta-cor. guarda-chuva. ...
  • pan-americano. sexta-feira. boca-aberta. alto-mar. porta-voz. ...
  • pica-pau. pré-natal. pingue-pongue. saci-pererê cachorro-do-mangue. ...
  • contra-argumento. curto-circuito. prima-dona. amizade-colorida. cor-de-rosa. ...
  • bem-educado. ex-marido. arranha-céu. porta-estandarte. porco-espinho.

Em palavras compostas, com elemento de ligação: dia-a-dia, fim-de-semana etc. Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc. Após os prefixos seguidos de termos iniciados por vogal, “h”, “r” ou “s”: auto-estrada, extra-oficial, semi-selvagem, supra-renal etc.

Vale ressaltar que após o Novo Acordo Ortográfico, sofreu uma alteração onde foram incluídas as letras “K, “W” e “Y”. Assim, as letras oficiais do Alfabeto passaram de 23 para 26.

Alguns exemplos são as palavras fruto (em vez de fructo), sinal (signal), sábado (sabbado), tesouro (thesouro) idade (edade), igreja (egreja), máquina (machina), filosofia (philosofia), manhã (manhan) e química (chimica).

Se o prefixo terminar com vogal igual à que inicia o segundo elemento, há hífen separando. Ex.: anti-impacto, micro-ondas, mini-igreja, semi-industrial. Importante: O prefixo “co-” é uma exceção, não havendo hífen mesmo quando o segundo elemento iniciar com a letra O.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

A forma correta de escrita da palavra é couve-flor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couve-flor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.

Exemplos do Acordo Ortográfico: abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde, bênção-de-deus, erva-do-chá, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-inácio, bem-me-quer (nome de planta que também se dá à margarida e ao malmequer), andorinha grande, cobra-capelo, formiga-branca, andorinha-do-mar, cobra-d'água, lesma-de- ...

Em “boa-” e seu oponente “-”, a diferença de significado a ser marcada pelo hífen não está nos adjetivos “boa” e “”, mas no substantivo “”, porque esta palavra é usada com desvio de significado: em vez de fazer alusão ao seu sentido primário, que é de crença, nas expressões “boa-” e “-”, ela está sendo ...

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Palavras compostas sem elementos de ligação
Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório a partir do dia um de janeiro de 2016.