Como se escreve Autoamor ou auto amor?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A forma correta, de acordo com a Reforma Ortográfica, é autoamor, sem hífen.

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...

Pratique sempre o amor-próprio

  1. Alimente atitudes positivas todos os dias;
  2. Reconheça sempre suas qualidades;
  3. Aceite os pontos que você precisa desenvolver e busque ajuda;
  4. Compreenda e tenha paciência;
  5. Não se julgue nem se cobre demais!;
  6. Dê risada, e dedique seu tempo para coisas que você ama.

Pessoas narcisistas são apaixonadas por si mesmas. Para os especialistas, muitos líderes possuem alguma característica ou traço narcisista. Mais fique atento, os melhores líderes são aqueles que aprenderam a reter seus egos e a moderar os efeitos negativos do narcisismo.

O amor-próprio e a autoestima são os resultados de uma série de atitudes a serem colocadas em prática. A autoestima consiste em gostar de si mesmo, e o amor-próprio em cuidar de si para ser feliz. Que, com as dicas acima, você seja capaz de colocar essas duas forças em prática e ser infinitamente feliz!

Amor-próprio é definido como a prática de amar a si mesmo. Ou seja, a pessoa que se ama tem apreciação por si mesma. Ela reconhece o valor da sua personalidade, competências, aparência, experiências de vida, valores, entre outros.

A palavra amor-próprio tem hífen por causa de uma regra do novo acordo ortográfico: Usa-se hífen em palavras compostas por justaposição e que não possuem elemento de ligação nos casos em que a primeira palavra for um adjetivo, verbo, numeral ou substantiva (que é o caso da palavra amor).

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

O hífen é usado para ligar verbo e pronome oblíquo átono quando há mesóclise ou ênclise.

  1. Ex. em mesóclise (intercalado no meio do verbo): conhecer-me-ão, falar-nos-emos.
  2. Ex. em ênclise (após o verbo): casei-me, ofereceram-lhe.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Com as outras vogais, não haverá mais hífen: autoajuda, autoestima, autoanálise, autoatendimento...

Nesse sentido, praticar o amor-próprio significa cuidar de suas próprias necessidades, mas sem sacrificar o seu bem-estar para agradar os outros. Ele cresce a partir de ações que sustentam nosso crescimento físico, psicológico e espiritual.

Como você ama a si mesma é como você ensina todas as pessoas a te amar! Como você ama a si mesma é como você ensina todas as pessoas a te amar! A frase da autora Rupi Kaur nos acendeu essa reflexão: “mulher, como e quanto você tem se amado?”

Como cultivar o amor próprio no dia a dia

  1. Se coloque em primeiro lugar. Deixar os seus desejos pessoais de lado para fazer somente o que os outros querem pode te conduzir à depressão, esgotamento mental ou ansiedade. ...
  2. Entenda os seus limites. ...
  3. Perdoe os seus erros. ...
  4. Encontre o seu propósito. ...
  5. Aceite que você é única(o)

A falta de amor-próprio pode causar depressão, ansiedade, transtorno do pânico, distúrbios alimentares e outras condições de saúde mental graves. Deste modo, não se pode ignorar os incômodos emocionais e psicológicos. É preciso cuidar muito bem da saúde mental para se ter uma vida satisfatória e feliz.

O poliamor não é uma escolha e depende muito do nível de conforto emocional e da forma como alguém encara o amor e o romance. Se você é capaz de amar duas pessoas ao mesmo tempo, talvez seja um polígamo. Existem muitas formas de descobrir se alguém se encaixa nesse perfil.

Como definir autoestima? A autoestima é a qualidade de quem se valoriza e está contente com o seu modo de ser, se expressar e viver. Consequentemente, transmite confiança em suas ações, decisões e julgamentos. Cada pessoa faz uma avaliação subjetiva de si mesma, enumerando as suas qualidades e defeitos.

Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

O amor-próprio é um estado de apreço por si mesmo que provém de ações que nos ajudam a crescer psicológica, física e espiritualmente. O amor-próprio vem do amadurecimento e do autoconhecimento, que nos permitem identificar nossas forças e fraquezas, e aprender a lidar com elas.