Como se escreve APAR ou a par?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A par significa estar ciente de alguma coisa. A expressão é invariável. Já a locução ao par só é usada em relação ao câmbio, para expressar equivalência econômica de moedas.

"A par" / "Ao par"
No sentido de estar ciente, o correto é "a par". Há muito tempo, o dólar e o real estiveram quase ao par. Ele já está a par do ocorrido.

A frase "4 é par" trata-se de uma gíria usada que é usada quando existe um grupo de três pessoas e uma quarta pessoa se deseja juntar a esse grupo, formando assim 4 pessoas, nesse caso, fala-se "4 é par". Geralmente, usa-se essa gíria no sentido de relacionamentos informais entre pessoas no sentido de romance.

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Para indicar relação de proximidade a um lugar, possuindo sinônimo de perto, deve-se usar a expressão “a cerca”, escrita de forma separada. Essa expressão é formada pela preposição “a” e pela locução prepositiva “cerca de”. Exemplo: a casa da minha mãe fica a cerca de 1km daqui.

Não confunda as duas expressões. De encontro a quer dizer contra, contrariamente. Ao encontro de tem o significado de estar de acordo com, favorável a.

"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".

Os pares são aqueles terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8. Já os ímpares são aqueles que não são pares e são terminados em 1, 3, 5, 7 ou 9.

Chamamos um número inteiro de par caso ele seja divisível por 2 e de ímpar caso ele não seja divisível por 2. O último algarismo dos números pares é 0, 2, 4, 6 ou 8; já dos números ímpares é 1, 3, 5, 7 ou 9.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Correcto, correcto seria dizer (escrever) na época, no tempo da celebração do contrato. «À época» e «ao tempo» soam a galicismo. De qualquer modo, faz-se sempre a contracção da preposição com o artigo.

A forma correta é «à parte». À parte é uma locução que, neste caso, significa «em particular». Aparte é um nome masculino, que significa «comentário; observação; interrupção», como em «Um aparte desnecessário».

O número 8 é par, porque é possível dividi-lo em duas partes iguais.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

1 a fim de que, com o fim de, com finalidade de, com o intuito de, com o propósito de, com intenção de, com o objetivo de, para, porque.

Preposição é a palavra que liga dois elementos da oração, tais como: a, após, para.

Mais ou mas: dica básica
É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

Tanto "abaixo" como "a baixo", e "acima" como "a cima" são termos corretos, mas seus significados são diferentes, e por isso, não podem ser usados de qualquer maneira. O termo "acima", é um advérbio de lugar e antônimo de "abaixo".