Como se escreve Aluga-se 3 cômodos?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O correto quando se quer anunciar o alugamento de um imóvel, por exemplo, é aluga-se. Aluga é uma palavra usada somente para terceira pessoa do singular do indicativo e nesse caso o sujeito é sempre ativo.
...
Os sinônimos de aluga-se são:

  1. Arrenda-se;
  2. Loca-se;
  3. Freta-se.

A grafia apropriada, em Português, para um apartamento pequeno, de comodo único, é quitinete. A origem do termo: A palavra é proveniente do inglês. É uma junção de “kitchen” (cozinha) com “dinnete” (sala de jantar pequena).

O correto quando se quer anunciar o alugamento de um imóvel, por exemplo, é aluga-se. Aluga é uma palavra usada somente para terceira pessoa do singular do indicativo e nesse caso o sujeito é sempre ativo.

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Aqui estão alguns exemplos em que não há preposição: Aluga-se apartamento. Alugam-se apartamentos.

As duas são corretas. ALUGUÉIS é plural de ALUGUEL e ALUGUERES é plural de ALUGUER, forma mais antiga ainda usada em Portugal e em textos jurídicos. 6.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Como usar aluga-se e alugam-se
Vamos pegar como exemplo a placa mais utilizada “Aluga-se casas” e “Alugam-se casas”. "Alugam-se casas" se torna" Casas são alugadas". Na língua portuguesa o certo é a segunda opção. Por isso quando o sujeito está no plural é necessário conjugar o verbo anterior também.

Cômodos é o plural de cômodo. O mesmo que: úteis, comodidades, confortáveis, aposentos, apropriados, calmos, favoráveis, fáceis, oportunos.

Locatário é aquele que aluga o imóvel (inquilino).

Também chamada de conjugado, é uma unidade com área de até 50 m². Quanto às características arquitetônicas, tem apenas um cômodo, que une o quarto e a cozinha, além do banheiro, separado.

Quitinetes - Dicio, Dicionário Online de Português.

A palavra kitnet tem origem no inglês kitchenett, ou “pequena cozinha”. Isso porque a proposta do kitnet é um espaço totalmente integrado, normalmente com três ambientes: uma “sala-quarto”, uma cozinha com área de serviço e um banheiro. Outros sinônimos são kitnete, kitinete e quitinete.

A locação de imóveis em nome de duas pessoas, sejam dois (ou mais) locadores ou locatários é possível.
...
Mas, basicamente, costumam ser exigidos:

  1. Cópia de documentos pessoais;
  2. Cópia de holerites;
  3. Cópia de imposto de renda;
  4. Os mesmos documentos acima para os fiadores (se esta for a modalidade de garantia escolhida).

Ao reservar um quarto inteiro, você terá um quarto só seu para dormir, mas compartilhará alguns espaços com outras pessoas, como o anfitrião ou outros hóspedes.

O erro acontece porque o verbo "alugar" deveria estar na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito paciente "salas comerciais". A escrita conforma a norma padrão, portanto, seria: "Alugam-se salas comerciais".

No tempo: Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado. Esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.

Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.