Como se escreve algodão doce na nova ortografia?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

[ Culinária ] Guloseima feita de fios de açúcar derretido, geralmente enrolados ou amontoados, lembrando algodão-em-rama . Plural: algodões-doces. Plural: algodões-doces.

algodões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O algodão doce é formado por um monte de fios de açúcar cristal que ficam enrolados uns nos outros, com uma consistência bem leve. É por isso que na hora de colocar na boca, ele derrete, não precisando fazer força pra mastigar!

As bodas de algodão doce se referem aos 3 meses de casamento, quando o ele ainda é suave e doce, repleto de romantismo.

Gossypium L.

O algodoeiro é o nome vulgar dado a várias espécies do género botânico Gossypium L., da família Malvaceae. Existem cerca de 40 espécies, arbustivas, nativas das regiões subtropicais e tropicais, algumas das quais são utilizadas para a produção da fibra têxtil conhecida como algodão.

Um substantivo composto geralmente leva hífen em palavras formadas por justaposição e sem elementos de ligação ou em nomes de animais ou de plantas. Um substantivo composto geralmente não leva hífen em palavras formadas por aglutinação.

adjetivo

adjetivo Que tem um sabor como do açúcar e do mel.

doce (adjetivo) -

mamões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

batatas-doces | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

mamão - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularmamãomamona
Pluralmamõesmamonas

Há quem diga que a origem do algodão doce está na Itália, país onde no século XV aquecia-se o açúcar para obter um rebuçado bem fino para decorar os doces e bolos feitos pelos pasteleiros. Pode ter sido esta técnica a que inspirou William Morrison e John C a desenvolver o algodão doce que conhecemos atualmente.

O açúcar depois de fundido passa por finos orifícios, a máquina continua em funcionamento e através do movimento giratório rápido que exerce, o açúcar derretido passa para o estado sólido e adquire a forma de finos fios que aparentam algodão, daí o nome algodão doce.

James Morrison

Durante bons 300 anos o algodão doce (ainda sem esse nome) foi considerado uma comida de elite. Até que, em 1897, James Morrison resolveu aliar seu talento de dentista com a paixão por gastronomia para inventar a “máquina elétrica de doces”.