Como se escreve ajudaram ou ajudarão?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

As duas formas – ajudaram e ajudarão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ajudar, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes tempos gramaticais.

Conjugação do verbo: ajudar

  1. Presente. eu. ajudo. tu. ajudas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. ajudava. tu. ajudavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. ajudarei. tu. ajudarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. ajude. que tu. ajudes. ...
  5. Futuro. se eu. ajudar. se tu. ajudares. ...
  6. Pessoal. eu. ajudar. tu. ajudares. ...
  7. eu. ajudaria. tu. ajudarias. ele/ ela/ você

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: correto. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: correcto. Grafia no Brasil: correto.

Flexão de ajudar. Deem auxílio. Exemplo de uso da palavra Ajudem: Ajudem seus amigos.

Indicativo

  1. Presente. euajudo. tuajudas. eleajuda. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euajudava. tuajudavas. eleajudava. ...
  3. Pretérito Perfeito. euajudei. tuajudaste. eleajudou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euajudara. tuajudaras. eleajudara. ...
  5. Futuro do Presente. euajudarei. tuajudarás. eleajudará ...
  6. Futuro do Pretérito. euajudaria. tuajudarias. eleajudaria.

ajudar

  • dar ajuda a; auxiliar; socorrer.
  • cooperar com.
  • favorecer; propiciar.
  • proteger.

Regência. 1 - Ajudar alguém ou alguma coisa: Ajudou o pai, ajudou os amigos. / Óculos ajudam a leitura. 2 - Ajudar alguém em (antes de substantivo) ou ajudar alguém a (antes de infinitivo): O filho ajuda o pai na loja. / Todos o ajudaram no serviço. / Ele o ajudou a conseguir emprego. / O menino ajudou a mãe a sair.

ajudem Ajudem vem do verbo ajudar. O mesmo que: acolitem, acudam, auxiliem, coadjuvem, salvem, socorram. Auxiliar, prestando socorro;... ajudam Ajudam vem do verbo ajudar.

1 foram, adequaram-se, prestaram.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

Ajudem vem do verbo ajudar. O mesmo que: acolitem, acudam, auxiliem, coadjuvem, salvem, socorram.

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

O que determina a classificação dos verbos é a forma como eles terminam, se é em –ar, –er, –ir ou –or. Dessa forma, verbos terminados em –ar, como cantar, pertencem à primeira conjugação. Já os verbos terminados em –er, como correr, pertencem à segunda conjugação.

Ajudarmos vem do verbo ajudar. O mesmo que: acolitarmos, acudirmos, auxiliarmos, coadjuvarmos, salvarmos, socorrermos.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

Pergunte o que você pode fazer para ajudar: Converse abertamente com a pessoa para saber que tipo de ajuda ela precisa. Demonstre o quanto se importa com ela. Não julgue: Ainda enfrentamos muito preconceito e falta de conhecimento com relação aos problemas emocionais, por isso é fundamental não julgar a “dor do outro”.