Como se escreve água viva?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

á·gua·-vi·va va. [ Zoologia ] Designação comum a várias espécies de cnidários marinhos de corpo mole e transparente, providos de tentáculos com células urticantes. Plural: águas-vivas. Plural: águas-vivas.

Águas-vivas é o plural de água-viva. O mesmo que: alforrecas, cansançãos, cansanções, caravelas, ponons, vinagreiras.

McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

As águas-vivas já são conhecidas pelos banhistas das praias cariocas e também por quem frequenta a Região dos Lagos.

Pode chegar a dois metros de comprimento com os tentáculos, que se aderem à pele e liberam substâncias que causam o envenenamento capaz de afetar todo o organismo. Neste caso, é necessário buscar atendimento médico-hospitalar. Não se deve tocar nas águas-vivas e caravelas, mesmo que pareçam estar mortas na areia.

A água-viva é capaz de transformar todas as células existentes em um estado mais novo. Digamos que ela morre, mas ressuscita mais nova. O processo científico é chamado transdiferenciação e é usado quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e se torna um outro tipo de célula.

A água-viva vive principalmente no oceano, mas, na verdade, ela não é um peixe, e sim um plâncton. Tem seu corpo gelatinoso e tentáculos bamboleantes, flutua na água ou tem capacidade de nado tão limitada que as correntes controlam seus movimentos horizontais.

Elas brilham no escuro! Não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes, o que as faz brilhar, sendo uma arma para distrair seus predadores. As águas-vivas conseguem se clonar.

Espécies mais encontradas de águas-vivas

  1. 1 – Olindias sambaquiensis. Esta espécie é uma água-viva mais clara, podendo ter tons amarelados nos tentáculos. ...
  2. 2 – Physalia physalis. ...
  3. 3 – Lychnorhiza lucerna. ...
  4. 4 – Porpita. ...
  5. 5 – Velella.

Vamos começar por dizer que “medusa” é um nome alternativo para “água-viva” – ou melhor, trata-se da designação do mesmo animal, mas em fases de vida diferentes. A medusa nada mais é do que uma água-viva na fase adulta.

A água viva é o evangelho de Jesus Cristo. “A fonte de águas vivas (…) era um símbolo do amor de Deus” (1 Néfi 11:25). A água viva pode nos proporcionar “vida eterna” (João 4:14; D&C 63:23).

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

Essa espécie é literalmente imortal, sendo capaz de “voltar no tempo” repetidas vezes pelo resto da vida. Dessa forma, a água-viva não pode morrer de causas naturais, apenas por consequência da predação.

Águas-vivas não possuem cérebro. Isso não significa que elas não tenham controle sobre suas ações. Os impulsos são enviados ao corpo através de uma rede nervosa, que possibilita o desenvolvimento e a coordenação desses animais. Tartarugas comem águas-vivas e as espécies menores até servem de alimento para as maiores.

Nunca é demais repetir que é preciso atenção. Águas-vivas podem ser vistas em águas rasas ou encalhadas na areia das praias. Não toque nelas. Mesmo os animais encontrados mortos na praia podem eliminar veneno pelos tentáculos, se forem tocados.

Os tentáculos da água-viva não penetram na pele, mas podem ficar grudados em sua superfície. Assim, depois de lavar a região com água do mar, proteja a mão com um papel ou utilize um objeto como um cartão de crédito ou palito de picolé para removê-los.

Segundo biólogos marinhos, as águas-vivas são da espécie medusa-da-lua, que não queima.