Como se escreve Adotá-lo?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Mas, independentemente de ele vir a ser, inevitavelmente, adotado ou não, concordo que devemos adotá-lo – claro, sob as condições que mencionei anteriormente.

A palavra adotar vem do latim adoptare, que significa escolher, perfilhar, dar o seu nome a, optar, ajuntar, escolher, desejar.

Outros exemplos: curvá-lo, entregá-lo-íamos, executá-los, vê-la, fazê-lo, impô-lo, mandá-lo, procurá-lo, sufocá-lo.

Sinônimo de adotar

  • Assumir legalmente: 1 assumir, filiar, legitimar, perfilhar, tutelar, abrigar, asilar, albergar, hospedar. ...
  • Cuidar de alguém: ...
  • Prover financeiramente: ...
  • Defender uma ideia: ...
  • Pôr em prática: ...
  • Fazer uso: ...
  • Dar preferência: ...
  • Validar uma ideia:

Que se admitiu: 4 admitido, aceito, aceitado, aceite, concordado, apoiado, defendido, abraçado, acolhido, assumido, seguido, professado, aderido, legitimado.

O adotante é casado com a mãe biológica do enteado, e o pai biológico dele é desconhecido. Segundo o ministro, ao fixar a diferença mínima de 16 anos, o objetivo do legislador foi o de tentar reproduzir as características da família biológica padrão, além de coibir o uso da adoção para interesses impróprios.

Significado de Adotante
adjetivo Que adota. substantivo masculino e feminino Herege do séc.

O processo de adoção no Brasil pode levar em média cerca de um ano. No entanto, pode durar bem mais se o perfil apresentado pelo adotante for muito diferente do disponível no cadastro.

5) Quem pode adotar? Podem adotar pessoas maiores de 18 anos, independentemente do sexo e do estado civil (solteiros, viúvos, separados, divorciados, em união estável ou casados).

O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência. A idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida.

Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.

Desampara vem do verbo desamparar. O mesmo que: abandona, deixa, desajuda, desarrima, desassiste, desprotege, desvale, fraqueja.

No tocante à 3ª conjugação, cabe lembrar que só recebem acento agudo as formas verbais oxítonas em que o i forma sílaba sozinho: distribuí-lo, construí-la, incluí-las, reconstituí-los. Compare com: puni-lo, extingui-lo, dissuadi-la, segui-las, defini-los.

Adoção é o processo afetivo e legal por meio do qual uma criança passa a ser filho de um adulto ou de um casal. De forma complementar, é o meio pelo qual um adulto ou um casal de adultos passam a ser pais de uma criança gerada por outras pessoas.

O maior objetivo da adoção é que ela traga benefícios ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes adotados. Ou seja, serão colocados em primeiro lugar a criança ou o adolescente, o seu desejo em ser adotado por aquela família e o seu bem-estar.

Continuar lendo Quem Randall adota?