Como se escreve acesso ou Asseso?

Perguntado por: mbarbosas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Essa dúvida não tem variações ou segredo: a forma correta é “acesso”, grafada com C. A palavra “assesso” não existe na língua portuguesa. De acordo com o dicionário Michaelis, o substantivo “acesso” se refere ao “ato e resultado de ingressar”, à “possibilidade de chegar”.

ataque repentino, manifestação súbita: “acesso de tosse

3 passagem, trânsito, circulação, movimentação, afluência, afluxo, caminho. Exemplo: Os veículos da polícia não tiveram acesso ao local do crime. Conexão à Internet ou a um dispositivo: 5 conexão, ligação, comunicação, logon, login.

TRT foi de que o conceito de "difícil acesso" é o local da prestação de serviços, e não o local de residência do empregado, não sendo possível a penalização da empresa pelo fato de o autor residir em outro município.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Acessos é o plural de acesso.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, que consiste em uma contração muscular repentina, que faz o ar ser expelido pela boca em alta velocidade, levando junto uma grande quantidade de secreção presente na garganta e na boca, e, em especial, qualquer corpo estranho que possa ter ficado alojado no local.

Que está queimando; em brasas ou muito quente: vela acesa.

Acessos de tosse costumam piorar durante a noite, o que tem muito a ver com nossos hábitos na hora de dormir. Primeiramente, ao ficar em um ambiente fechado por algumas horas, o ar fica mais seco e isso pode aumentar a irritação na garganta.

1 apagar, extinguir, debelar, dissipar. 2 desligar, parar, cessar.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

1 a fim de que, com o fim de, com finalidade de, com o intuito de, com o propósito de, com intenção de, com o objetivo de, para, porque.

1 rede, net, web, ciberespaço, espaço virtual, rede mundial de computadores, world wide web, cyberspace, network, internetwork, interweb. Exemplo: Eu uso a internet todos os dias.

O que é? Vantagem privativa de ocupante de cargo do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio, que exerça as atribuições do seu cargo em unidades escolares situadas em localidades de difícil acesso, no percentual de até 30% (trinta por cento) sobre o vencimento básico.

Os pais ou responsáveis podem ter acesso ao código EOL do estudante na secretaria das unidades escolares.

Em 85% dos estudantes têm acesso à internet, a crase ocorre em função da regência nominal de “acesso” e do artigo “a” diante do substantivo feminino “internet”. Se substituíssemos “a internet” por “o mundo virtual”, diríamos “acesso ao mundo virtual”, o que comprova a necessidade da crase.

Em uma outra análise, o termo “acesso” sempre virá juntamente com uma preposição após dele, já que “quem tem acesso, tem acesso A ALGO”. Dessa forma, a maneira correta de se escrever a frase “Não tenho acesso a as monitorias” é: “Não tenho acesso às monitorias.”

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

alfaces | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.