Como se escreve à primeira vista?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Segundo a aparência inicial; superficialmente (ex.: cada um de nós é mais do que aquilo que à primeira vista parece).

Amor à primeira vista - Com crase.

Neste caso, a forma correta é à vista. À vista é uma locução adverbial com o significado de «na presença; visível»: Avista é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo avistar e escreve-se sem acento gráfico porque, em geral, as palavras graves não são acentuadas graficamente.

Com relação à utilização da locução “à vista” para se referir a um pagamento total feito no ato da compra (forma de pagamento de compras), alguns linguistas consideram equivocado utilizar a crase, já que a forma de pagamento contrária seria “a prazo”, que é grafada sem o auxílio de preposição: “ao prazo”.

Se não era nada disso que você queria dizer, então a resposta é outra: “vendeu à vista”, e não a prazo (à vista = adjunto adverbial de modo). Observe que nesse caso não se aplica o “macete” da substituição do feminino pelo masculino (à vista > a prazo).

Segundo a aparência inicial; superficialmente (ex.: cada um de nós é mais do que aquilo que à primeira vista parece).

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Posso usar crase diante de numeral ordinal? Resposta: Sim, desde que haja no enunciado a necessidade da preposição a antes do ordinal: «Da primeira à quarta série, todos os alunos foram contemplados.»

O amor à primeira vista é um sentimento momentâneo que muitas vezes as pessoas sentem certo desejo quando conhecem alguém, mas que essa pessoa não sente o mesmo. Isto é, existem paixões totalmente passageiras, uma pura aparência.

O amor à primeira vista favorece os românticos
Em grande parte dos casos, no entanto, a relação acaba quando a paixão enfraquece, quando a ilusão tropeça na realidade e o casal não é capaz de reconverter esse compromisso em um laço baseado na intimidade, na confiança, no carinho e na reciprocidade.

Como a crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a, não se usa crase diante de palavras masculinas: a prazo, a pé, a cavalo, a lápis.

À vista é uma expressão utilizada na língua portuguesa para se referir a tudo aquilo que está diante de algo ou alguém. Exemplo: “Terra à vista” ou “Ela fará o pagamento à vista”. Normalmente, esta expressão é usada no sentido de imediatismo do pagamento de algo.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também. Neste caso o valor total é debitado na sua próxima fatura.

até à vista - Dicionário Online Priberam de Português.

Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista. Temos aí uma falsa crase. O acento se justifica para evitar possível ambiguidade, isto é, duplicidade de sentido.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses.

"hasta la vista" em português
volume_up até a próxima! até à próxima!

As duas formações - com e sem crase - são possíveis na língua portuguesa e estão corretas.

Amor à primeira vista x amor platônico
Embora muitas pessoas confundam, amor à primeira vista não é exatamente um amor platônico. Eles podem ter alguns pequenos pontos em comum, mas a ideia romântica de Platão refere-se à uma idéia perfeita de amor não correspondido, o que ultrapassa os limites do carnal.