Como se escreve a palavra sotaque ou Sutaque?

Perguntado por: drosa4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

substantivo masculino Pronúncia própria de cada indivíduo, região ou nação: sotaque mineiro. Pronúncia que alguém tem ao falar outro idioma, caracterizada pela influência de aspectos linguísticos da sua língua materna: falava inglês com sotaque.

1 sinônimo da palavra sotaque: Principais sinônimos de sotaque: 1 pronúncia.

E em meio a uma diversidade de regiões no Brasil, com inúmeros dialetos e falas regionalizadas, um deles precisa ser considerado o original do país. E tomando isso em nota, temos o sotaque carioca como o mais correto do Brasil.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Trata-se da glotofobia, uma forma de discriminação linguística aplicada às pessoas cujo vocabulário ou pronúncia não corresponde à norma dominante da língua.

São os sotaques!

  1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. ...
  2. Paulista. ...
  3. Carioca. ...
  4. Gaúcho. ...
  5. Mineiro. ...
  6. Baiano. ...
  7. Catarinense. ...
  8. Paraense.

Ele lista quatro fatores importantes que fazem as línguas mudarem: o passar do tempo; a distância geográfica (em dois grupos falantes de uma mesma língua que estejam distantes entre si, a língua vai evoluir de forma diferente em cada um deles), a divisão de classes sociais (que faz com que indivíduos se expressem de ...

As palavras mais difíceis em Português
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa.

Escute uma pessoa nativa ao vivo e perceba como é o discurso dela no improviso. Preste atenção ao ritmo e vocabulário específico. Envolva-se com a comunidade. Conversar com os membros do local e trocar ideias é a maneira mais barata para perder o sotaque.

O sotaque cearense, objeto de análise deste trabalho, possui características fonológicas singulares, uma vez que o cearense é conhecido por “falar cantando” e por traços como a transformação da fricativa surda em laringal, a exemplo de “corra” e “mermo” e da supressão, a exemplo de “fulerage”.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Segundo o autor do livro “A força da fala no dizer cuiabano”, Moisés Martins, o dialeto do linguajar cuiabano sofreu influência de vários dialetos e línguas, com variações da língua espanhola e portuguesa, além do dialeto indígena do período colonial.

Muitas vezes também dito ou escrito como “E aê”. Serve para começo de conversa entre duas pessoas, o mesmo que “oi” ou “tudo bem?”. Exemplo: – Olá, bom dia.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

Um levantamento realizado por um aplicativo de relacionamentos apontou que os mineiros têm o sotaque mais atraente do Brasil. O estudo realizado pela empresa Happn em setembro de 2021 ouviu 2.000 internautas de todas as regiões do país. Dentre eles, 35% revelaram que o “jeitinho” mineiro de falar é o favorito.

Pitéu = Elogio à mulher jovem e bonita. Possa ser que sim, possa ser que não = Algo sem certeza; talvez. Patuscada = Molecagem. Paia = Algo de pouca qualidade ou mulher feia.

O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.