Como se escreve a palavra por isso?

Perguntado por: lmorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

2) Oportuno, em corroboração, é lembrar a respeito a incisiva lição de Vasco Botelho de Amaral: "Evidentemente deve escrever-se por isso, e não porisso, erro de grafia, como se grafa por isto, e não poristo, nem poraquilo".

Exemplo: Eu não ando dormindo bem, por isso ando muito cansada. Isto é usado quando o que está a ser demonstrado está perto da pessoa que fala, bem como no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso.

A descrição gramatical tradicional classifica «por isso» como uma locução, muito embora haja divergências quanto ao seu caráter funcional, que umas fontes definem como conjuncional e outras como adverbial.

A expressão SEMPRE deve ser grafada separada. Em caso de dúvida, lembre-se da expressão 'por isto', que possui o mesmo significado e que também é escrita com duas palavras.

Significado de Isto é
expressão Ou seja; quer dizer que; expressão usada para explicar alguma coisa já mencionada anteriormente: ele não disse a verdade, isto é, mentiu.

2) Oportuno, em corroboração, é lembrar a respeito a incisiva lição de Vasco Botelho de Amaral: "Evidentemente deve escrever-se por isso, e não porisso, erro de grafia, como se grafa por isto, e não poristo, nem poraquilo".

1 assim, dessa forma, desse modo, dessa maneira, desse jeito, assim sendo, sendo assim, posto isso, por isso, portanto, por conseguinte, então, à vista disso, em vista disso, logo, consequentemente, dessarte.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, obrigada eu, obrigado a você, por nada, que nada, disponha, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu, dispõe, à disposição, ao dispor, ao seu serviço.

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

São conjunções conclusivas: logo, portanto, pois (depois do verbo), assim, por isso. Exemplo: “Estudei muito, por isso passei no vestibular.” – Explicativas: Indicam explicação em relação ao que já foi exposto.

Conjunções conclusivas – são palavras que representam consequência ou como o nome já sugere, conclusão: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

1 por esse motivo, por essa razão, por causa disso, à vista disso, em vista disso, em razão disso, em função disso, diante disso, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, dado isso, desse modo, dessa maneira, dessa forma, dessarte, destarte, assim, logo, por conseguinte, portanto, então, daí, por consequência, ...

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?