Como se escreve a palavra Exercê-lo?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

do direito de iniciativa legislativa, [...] tem de continuar a exercê-lo de um modo responsável, [...]

Cumprir, desempenhar algum papel, função: exercia muitas tarefas no escritório.

Significado de Exercerem
Exercerem vem do verbo exercer.

Exerceu vem do verbo exercer. O mesmo que: executou, desempenhou, fez, treinou, cumpriu, comunicou, trenou, praticou, exercitou.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Quando usar do? Deverá ser usada a forma contraída do (ou da) quando a preposição de está ligada ao artigo definido o pelo sentido. Exemplos com do: Apesar do seu mau humor, não consigo ficar chateada com você.

Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Exercendo vem do verbo exercer. O mesmo que: executando, desempenhando, fazendo, treinando, cumprindo, comunicando, trenando, praticando, exercitando.

A forma [exerce]pode ser [segunda pessoa singular do imperativo de exercer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de exercer] .

Significado de Exerção
substantivo feminino [Medicina] Atividade, movimento, excitação, esforço, exercício muscular.

exceder – No sentido de “ir além, ultrapassar” algo ou alguém, é transitivo direto ou indireto: "Era um estudante que excedia os colegas"; "O peso da bagagem excedeu ao limite"; "Ninguém o excedia no conhecimento dos tratados de limites"; "Excedeu-se a si mesmo".

7 acidente, adversidade, azar, calamidade, dano, desastre, desdita, desfortúnio, desgosto, desgraça, desgraceira, desventura, estrago, fatalidade, infelicidade, infortúnio, lástima, má sorte, maldição, mofina, perda, prejuízo, revés, tragédia, tribulação.

1 mau, malvado, maligno, maldoso, maléfico, malévolo, malevolente, maldito, danado, cruel, perverso, desalmado, impiedoso, despiedoso, desapiedado, despiedado, desumano, duro, frio, insensível, inumano, terrível, bárbaro, bravo, atroz, feroz, inclemente, cru, cruento, brutal, mal-intencionado, celerado, implacável, ...

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.

Forma correta: O pagamento foi feito à vista.

As duas formas existem e estão corretas. Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3.