Como se escreve a palavra entregasse?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Entregasse vem do verbo entregar. O mesmo que: desse, vendesse, restituísse, denunciasse, cuidasse, rendesse, desistisse, devolvesse, repusesse.

Integrasse vem do verbo integrar. O mesmo que: ligasse, incorporasse, completasse, inteirasse, unisse, integralizasse.

Desfizesse vem do verbo desfazer. O mesmo que: destruísse, demolisse, desmanchasse, desmantelasse, alterasse, desmontasse, modificasse, anulasse, desorganizasse.

Como distinguir encontrasse e encontra-se? A pronúncia das duas palavras é diferente. Em encontrasse, a sílaba tônica é tra (en-con-TRA-sse) e em encontra-se a sílaba tônica é con (en-CON-tra-se). Através da próclise é possível verificar se a forma verbal deverá ser escrita com ss ou com hífen.

As duas formas – encontrasse e encontra-se – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo encontrar mas empregues em diferentes modos.

1. Soltar de si. 2. Apartar-se de.

Vivesse vem do verbo viver. O mesmo que: existisse, habitasse, morasse, residisse, subsistisse.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Começasse vem do verbo começar. O mesmo que: estreasse, principiasse, debutasse, encetasse, inaugurasse, iniciasse.

Adaptar(-se), combinar(-se).

2 participar, estabelecer-se, fixar-se, implantar-se, inserir-se. Conciliar-se de forma harmoniosa: 3 ajeitar, congraçar, relacionar-se, harmonizar-se, avir-se, concertar-se, conciliar-se, benquistar-se.

Imaginasse vem do verbo imaginar. O mesmo que: conjecturasse, pressentisse, pressupusesse, presumisse, prognosticasse, criasse, compusesse, concebesse, inventasse.

Dayse: Significa “olho do dia”. Tem origem na pronúncia do nome inglês Daisy, o mesmo que Deise, que deriva do inglês antigo daeges ege, daeges eage, do inglês médio daies, que significa literalmente “olho do dia”.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Assim como não faz sentido a pessoa SE ENCONTRAR. Então, ao telefone, evite dizer “Ele não se encontra”. Diga “Ele não está”. Simples, mas menos filosófico.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo.
...
Exemplos com devia (com sentido de deveria)

  1. Como ele estudou durante a semana, ele devia saber a matéria.
  2. Eu devia ter comprado o livro, mas não comprei.
  3. Meu pai já devia ter chegado…