Como se escreve a palavra diaconisa ou Diaconiza?

Perguntado por: ribrahim5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

substantivo feminino Mulher de diácono (na Igreja primitiva). Mulher que a Igreja investiu em funções análogas às do diácono.

Quanto à formação de uma abreviatura para a forma feminina da palavra, a realidade é que não há nenhum registo da forma abreviada de diaconisa, o que indica que não há atestação da redução desse termo, uma vez que outras formas femininas figuram nesta obra, como por exemplo: D., d. e D.

Diácono significa “servo”. Uma mulher chamada Febe era diaconisa (traduzido como “serva”) de uma igreja – Romanos 16:1. Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:11 poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”.

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

O ministério de uma diaconisa é, nos tempos modernos, um ministério geralmente não ordenado para mulheres em algumas igrejas protestantes, ortodoxas orientais e ortodoxas orientais para fornecer cuidado pastoral, especialmente para outras mulheres, e que também pode desempenhar um papel litúrgico limitado. .

Primeiro, Febe é chamada de “diaconisa na igreja em Cencreia” (Rm 16.1, NAA). A palavra traduzida como “diácono” (diakonon) poderia significar “serva” (que está servindo) (ARA),[i] mas a referência à igreja e à congregação sugere um cargo que Febe exercia na igreja.

Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.

As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.? De acordo com o uso de Dr. e Dra., é lógico que Pra.

IRM | Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

A Igreja Católica conta com três ministérios ordenados: o episcopado (bispos), o presbiterado (padres) e o diaconato (diáconos). Estes últimos se dividem entre transitórios, que são aqueles que ainda estão no caminho do sacerdócio, ou permanentes, homens já casados ou que pretendem se casar.

Já as diaconisas são responsáveis por recepcionar e visitar convidados e membros, ajudar nos batismos, preparativos para a cerimônia de comunhão (lava-pés), cuidado dos doentes e pobres e conservação do patrimônio. A verdade é que o diaconato é bem mais do que isso.

O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.

Não têm a natureza retributiva e sinalagmática do salário, em sentido estrito.

As ordens maiores eram compostas por subdiácono, diácono, sacerdote e bispo (por esta ordem hierárquica); as menores por ostiário (ou porteiro), leitor, exorcista e acólito.

Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa.

Seu propósito é convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, do arrependimento, do batismo, do recebimento do dom do Espírito Santo e da perseverança até o fim.

Seminarista da arquidiocese é ordenado diácono
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, se dedica ao serviço ao povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, o seminarista dá um novo passo em direção ao sacerdócio.

Os primeiros diáconos escolhidos pela Igreja, foram em número de sete (Estevão, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas, e Nicolau) e tinham a incumbência de “servir as mesas”.

13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

1. Operário; trabalhador. 2. [Figurado] Pessoa que coopera para um fim útil.

Os missionários recebem a responsabilidade de pregar o evangelho a todas as pessoas, batizando-as e ensinando-as a fazer todas as coisas que o Senhor ordenou (ver Mateus 28:19–20). Os missionários santos dos últimos dias custeiam a própria missão, pregando a mensagem do evangelho em todas as partes do mundo.