Como se escreve a palavra cinismo?

Perguntado por: esales . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

A forma correta de escrita da palavra é cinismo. A palavra sinismo está errada.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

Origem do cinismo
Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico.

Primeiramente você deve demostrar para a outra parte que você valoriza as ideias e opiniões dela. Após isso, você precisa demostrar em atitudes o que foi tratado apenas em palavras, de modo que a outra parte perceba que você é alguém congruente com aquilo que é propagado por sua boca.

O cinismo seria uma situação na qual a ironia atingiu tal ponto no qual o objeto realmente se perdeu. Isso porque, na ironia, não é possível dizer que haja algum tipo de insinceridade. Ao contrário, se há uma clivagem entre enunciado e enunciação, a ironia faz exatamente explicitar essa clivagem, e não mascará-la.

27 sinônimos de cínico para 3 sentidos da palavra cínico: Sarcástico, atrevido e debochado: 1 arrogante, atrevido, debochado, fingido, hipócrita, insolente, ousado, petulante, sarcástico, tartufo.

1. [ Filosofia ] Pertencente à seita filosófica que desprezava as conveniências sociais. 2. [Figurado] Impudente; obsceno; impudico.

Os cínicos foram filósofos que repudiaram costumes e valores da Grécia Antiga. Os cínicos acreditavam que a virtude estaria em aceitar as consequências de uma vida sem posses e despretensiosa. Os cínicos demonstravam seus ideais nas ações e depreciavam o conhecimento teórico.

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope.

Melani, atribui como sendo as principais marcas do Cinismo:

  • Determinismo.
  • Anarquismo Epistemológico.
  • Existencialismo.

A palavra ceticismo vem do grego, sképsis, que significa "exame, investigação". Trata-se de uma corrente filosófica que defende que não se pode atingir a certeza absoluta a respeito da verdade, sendo necessário o constante questionamento e investigação sobre os fenômenos que permeiam a existência humana.

Como se livrar do cinismo

  1. Por que uma pessoa se torna cínica. Um cínico pertence a um tipo especial de gente. ...
  2. A solução. O primeiro passo é admitir que se tem o problema. ...
  3. Faça uma “auditoria” nas suas amizades. ...
  4. Alimente a curiosidade. ...
  5. O cinismo não é de todo ruim. ...
  6. “Tudo é ótimo desde que seja na medida certa.”

Os sarcásticos comandam o universo, demonstrando mais perspicácia e inteligência que os outros tipos de personalidade (isso é sarcasmo, obviamente). Mas, falando sério, comentários sagazes podem ser facilmente mal compreendidos. O sarcasmo não é necessariamente um traço negativo.

Hoje em português uma pessoa "cínica", seria um pessoa "falsa" ou que tem atitude "descarada". Já no inglês a palavra "cynicism" é uma atitude ou estado de espírito caracterizado por uma desconfiança geral dos motivos dos outros e acreditam que os seres humanos são egoístas por natureza.

A forma correta de escrita da palavra é cinismo. A palavra sinismo está errada.

Cínicos questionam tudo de modo constante, desde crenças religiosas à necessidade de usar ferramentas desnecessárias quando já se tem o suficiente (no caso de Diógenes). Só assim dá para ter acesso a verdades essenciais, ou pelo menos descobrir a melhor alternativa entre várias opções ruins.

1 falsidade, dissimulação, fingimento, farsa, disfarce, sonsice, imposturice, impostura, simulação, insinceridade, deslealdade, duplicidade, mendacidade, tartufice, tartufismo, jacobice.

adjetivo Diz-se dessa pessoa, de quem se esquiva de responsabilidades ou dificuldades; que só pensa na sua própria comodidade. Etimologia (origem da palavra comodista).

Significado de Fingido
adjetivo Que dissimula ou oculta aquilo que realmente pensa, sente etc; dissimulado. Que pode ser definido pela falsidade; que age com hipocrisia: comportamento fingido. Que foi inventado através da imaginação; imaginado.