Como se escreve a palavra canjica com G ou com J?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Por que se escreve “canjica” (com “j”) e não “cangica” (com “g”)? Isso ocorre porque palavras de origens africanas, indígenas e populares grafam-se com a letra “j”. A grafia “cangica” (com “g”) é desvio da norma culta. Vale lembrar que “canjica” é o nome dado tanto ao tipo de milho usado no doce como ao doce em si.

canjicacanjica | n. f. | adj. 2 g.

A teoria mais aceita é de que a receita da canjica foi inventada no Brasil no período colonial pelos africanos escravizados que foram trazidos para cá.

Por que se escreve “canjica” (com “j”) e não “cangica” (com “g”)? Isso ocorre porque palavras de origens africanas, indígenas e populares grafam-se com a letra “j”.

Há uma regra que diz: Palavras de origens africanas, indígenas e populares, grafam-nas com "J". Canjica: É a única forma correta e aceita. Exemplo: Meu amigo gosta de canjica.

Na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. Já no Nordeste, há o mungunzá. O mungunzá é a preparação com milho branco, e a chamada canjica é amarela, bem semelhante ao curau, que é um termo pouco utilizado pelos nordestinos.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca.

Gosto de Minas: Canjicão. Confira a receita do canjicão, uma comida típica das festividades juninas que também é ideal para aquecer nos dias frios.

A grafia “mangericão”, com “g”, está incorreta. A Patrícia adora manjericão na pizza. Estou plantando alguns pés de manjericões-do-campo em minha horta.

Significado de Caruru
substantivo masculino [Brasil] Nome de várias plantas da família das amarantáceas. Iguaria da culinária brasileira, de origem africana, muito popular na Bahia.

Significado de Ferrugem
substantivo feminino Corrosão dos metais ferrosos, constituída principalmente por hidróxido férrico e facilmente formável pela ação do oxigênio e do ar úmido.

Rio de Janeiro: Pallas, 2003), o termo que batiza o nosso prato junino tem origem no quicongo, língua falada no Congo e Angola. O dicionarista vê no termo canjica uma metamorfose de “Kanzika”, papa grossa de milho cozido.

Depois do peixe e outros frutos do mar, finalize o almoço da Sexta-Feira Santa com a sobremesa mais tradicional e saborosa que antecede o Domingo de Páscoa, a canjica. Doce típico brasileiro, a canjica é feita com milho, leite, leite condensado, coco e canela.

A canjica contém proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e também ácido fólico. Além de muito saborosa, a canjica possui algumas propriedades que colaboram com o funcionamento do organismo.

O uso da consoante g e da consoante j gera muitas dúvidas e causa muitos erros de ortografia. Isso ocorre porque essas duas consoantes representam o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e, sendo pronunciadas da mesma forma: ge = je e gi = ji.

A letra J deve ser utilizada nos seguintes casos:

  1. Nas conjugações dos verbos terminados em -jar ou -jear: Arranjar: arranjo, arranje, arranjemos. ...
  2. Nas palavras de origem indígena, africana, árabe ou exótica: biju. ...
  3. Nas palavras derivadas de outras palavras com J. ...
  4. Em alguns vocábulos específicos: