Como se escreve a palavra autorretrato?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A forma correta de escrita da palavra é autorretrato, escrita de forma junta, sem hífen e com rr. A palavra auto-retrato, com hífen, passou a estar errada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. As palavras autoretrato e auto retrato também estão erradas.

Além disso, quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e possui o segundo elemento começado por “r” ou “s”, as consoantes dobram e o hífen desaparece. Como era: auto-retrato, auto-suficiente, contra-reforma. Como ficou: autorretrato, autossuficiente, contrarreforma.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.

Autoimagem ou auto-imagem? Com a reforma ortográfica, só haverá hífen quando a palavra seguinte começar por “h” ou “vogal igual” à vogal final do prefixo. Isso significa que deveremos escrever autoimagem.

Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê: aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento.

substantivo masculino Imagem que se faz de si próprio cujas formas e aspectos podem ser realizadas na forma de pinturas, desenhos, literatura, narração escrita ou oral: a testemunha fez um autorretrato do criminoso.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:autossuficiência.

Segundo o novo acordo ortográfico, com o prefixo auto, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou por vogal igual: auto-hipnose, auto-observação. Com as demais letras, devemos escrever sem hífen ou, como se diz popularmente, “tudo junto”. Assim, devemos escrever “autocuidado”.

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.

Exemplos: Anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-ataque, mini-instrumento, inter-racial, pan-nacionalismo, pós-graduação, pré-operatório, tele-homenagem, ultra-apressado, super-racional, vice-presidente, semi-intensivo, ex-namorado, circum-hospitalar, co-herdeiro, auto-observação.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

A autoimagem nada mais é que a forma que um indivíduo se enxerga, tanto por fora quanto por dentro. Esse é um conceito muito abordado na terapia cognitivo-comportamental, pois mostra como uma pessoa vê e interpreta a realidade.

Enquanto a autoestima está relacionada ao amor que temos por nós mesmos, a autoimagem é quem nós pensamos ser. Ela engloba traços de personalidade, comportamento e aparência física. Por exemplo, uma pessoa pode ter apreço por si mesma por tirar notas boas ou receber muitos elogios por seu trabalho.