Como se escreve a palavra Atendê-los?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ou seja: empregam-se preferentemente as formas diretas (o/a/os/as) quando o complemento verbal é um pronome: Comunicamos aos nossos clientes que vamos atendê-los em novo endereço. Júlia e Jane, vamos atendê-las em seguida. Posso atendê-lo, senhor?

A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».

Prestar ajuda, socorro. Exemplo de uso da palavra Ajudá-los: Vou ajudá-los com a lição.

Receber profissionalmente: 2 ver, consultar, examinar.

Atendermos vem do verbo atender. O mesmo que: respondermos, prestarmos, ligarmos, acatarmos, seguirmos, acolhermos, ouvirmos, atentarmos, acudirmos.

Conjugação do verbo: pedir

  1. Presente. eu. peço. tu. pedes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. pedia. tu. pedias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. pedirei. tu. pedirás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. peça. que tu. peças. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. pedir. se tu. pedires. ...
  6. Pessoal. eu. pedir. tu. pedires. ...
  7. eu. pediria. tu. pedirias. ele/ ela/ você

Segundo o modelo de dizer conjugam-se os verbos dele formados: bendizer, desdizer, contradizer, maldizer, predizer, etc.
...
Verbo dizer - Verbo irregular da 2ª conjugação.

PresentePretérito imperfeitoFuturo
diga digas diga digamos digais digamdissesse dissesses dissesse disséssemos dissésseis dissessemdisser disseres disser dissermos disserdes disserem

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.

Na Secom, recomendamos o segundo caso: o verbo será transitivo direto (atender alguém) quando o objeto for pessoa e será transitivo indireto (atender a) quando o objeto for coisa.

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

O aluno não atendeu a explicação do professor.

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Do latim attendo, is, tendi, tentum, ère (puxar com força, esticar, apontar, dirigir).

Causar sentimento de prazer: 2 agradar, alegrar, aprazer, comprazer, contentar, prazer, rejubilar.

Trapaceei vem do verbo trapacear. O mesmo que: burlei, falsifiquei, trampolinei, falcatruei, triquei.