Como se escreve a palavra à vista?

Perguntado por: agentil9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Neste caso, a forma correta é à vista. À vista é uma locução adverbial com o significado de «na presença; visível»: Avista é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo avistar e escreve-se sem acento gráfico porque, em geral, as palavras graves não são acentuadas graficamente.

À VISTA = na presença de; a dinheiro; pagamento da mercadoria adquirida; diante. Exemplos: – Você vai pagar à vista? – Eu me sinto bem à vista da luz solar.

Se não era nada disso que você queria dizer, então a resposta é outra: “vendeu à vista”, e não a prazo (à vista = adjunto adverbial de modo). Observe que nesse caso não se aplica o “macete” da substituição do feminino pelo masculino (à vista > a prazo).

Voltemos ao foco do artigo. A dúvida nos assalta porque, se o correto é venda a prazo – havendo aí apenas a preposição pura (a) –, deveria suceder o mesmo com venda a vista. Dissemos bem: deveria. Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista.

até à vista - Dicionário Online Priberam de Português.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

A vista, separado e sem acento de crase, é a junção do artigo definido “a” com o substantivo feminino “vista”.

Para formarmos uma palavra, temos de escrever assim: Terra-à-vista; assim, porque os elementos componentes formam um sentido único, mas em que cada um conserva a sua autonomia.

Segundo a aparência inicial; superficialmente (ex.: cada um de nós é mais do que aquilo que à primeira vista parece).

«Em vista de é uma expressão iniciada pela preposição em, e com núcleo (substantivo) feminino singular sem artigo. EM VISTA DE seu bom comportamento na prisão, a pena foi reduzida para metade.» «As expressões [com vista, com vistas a] terminam com a preposição a.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também. Neste caso o valor total é debitado na sua próxima fatura.

As formas à venda e a venda estão corretas e são utilizadas na língua portuguesa. Nesse caso, o uso ou não da crase tem função de transmitir clareza na leitura do enunciado, isto é, deve ser utilizada para promover a desambiguação de sentidos.

À vista é uma locução adverbial com o significado de «na presença; visível»: Avista é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo avistar e escreve-se sem acento gráfico porque, em geral, as palavras graves não são acentuadas graficamente.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a” e com o “a” do início de pronomes. Sempre que isso ocorrer, o fenômeno será indicado por intermédio do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.

"hasta la vista" em português
volume_up até a próxima! até à próxima!

O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).