Como se escreve à disposição da empresa?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Use “coloco-me à sua disposição“, “fico à disposição da empresa“, etc. O importante é permanecer à disposição! Atenção para os casos em que a preposição A não aparece e, por isso, a crase não acontece: A disposição dos móveis atrapalha o deslocamento dos funcionários.

Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento, caso necessário.

Exemplos:

  • Estou à disposição para te ajudar na mudança.
  • Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
  • Em horário comercial, ela fica à disposição.

Como se escreve “a disposição”: com ou sem crase? Essa expressão, assim como tantas outras na nossa Língua Portuguesa, leva crase sim!

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Ex2: Para qualquer dúvida, estou à disposição. Nesse caso, a expressão tem o sentido de estar disponível para alguém, pronto para ajudar.

Pronto para auxiliar ou ser útil: 1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

7 desejo, propósito, intento, intenção, objetivo, pretensão, desígnio, intuito, projeto. Exemplo: Decidi respeitar a disposição dos meus pais.

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações. Coloco-me à disposição para o que for necessário.

expressão À disposição. Estar pronto para auxiliar, ajudar: estou à disposição. Ter à sua disposição.

A locução às ordens é utilizada para indicar que alguém está ao dispor de outra para ajudar no que for preciso. É usada também como uma forma de responder a um obrigado, sendo também sinônima de: não há de quê, disponha, não seja por isso, eu que agradeço, que nada, imagina,…

Você pode, então, finalizar o e-mail das seguintes maneiras:

  • Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  • Aguardo a sua resposta.
  • Não hesite em contatar-me.
  • Atenciosamente.
  • Cordialmente.
  • Com os meus melhores cumprimentos.
  • Qualquer dúvida, estou à disposição.
  • Sempre às ordens.

Existem diversas maneiras de finalizar um email, e todas devem estar adequadas ao restante do texto. As opções mais utilizadas nas despedidas formais são cordialmente e atenciosamente. Se você está em uma situação extremamente informal, vale enviar um “até breve” ou mesmo um abraço.

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Pronto para auxiliar ou ser útil: 1 à disposição, às ordens, pronto, ao seu serviço.

Então, há crase no caso feminino, o correto é "à equipe de vendas". Mais um exemplo. "A empresa está tentando melhorar a qualidade do produto".

Nota: A crase é a contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" (s). Significa que não existe gramaticalmente razão para que se escreva: Estou à trabalho. Porque jamais pronunciamos "a trabalho". O que deve anteceder o substantivo trabalho, é o artigo masculino "o", portanto "o trabalho".

Exemplo: Vou à padaria (a + a). A crase serve para evitar que se escreva a a (vou a a padaria), porque quem vai, vai a algum lugar. E como "padaria" é uma palavra feminina, antes dela colocamos um "a" = a padaria. Agora, repare: Vou a o cabeleireiro = Vou ao cabeleireiro (a + o).

1. Pode contar comigo. É uma expressão que denota algo como "estou à sua disposição", que estou disposto a te ajudar em certa coisa.

O pronome QUALQUER é variável apenas em número, ou seja, é usado em sua forma singular (QUALQUER), ou no plural (QUAISQUER), dependendo do seu complemento. O plural de QUALQUER é formado no meio da palavra, com o acréscimo da letra S no primeiro elemento: QUAIS + QUER.

Já com a vírgula: “Qualquer dúvida, estamos à disposição”, é muito mais natural, correspondendo a uma correta pronúncia. Portanto, neste caso, há vírgula após a palavra “dúvida”.