Como se escreve a 5 anos?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Há cerca de cinco anos, trabalho mais de dez horas por dia. A cerca de cinco anos de me aposentar, confesso que já estou contando os dias. Este “a” não é um verbo, claro, mas uma preposição que indica a posição do falante em relação a algo – neste caso, distância no tempo.

Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. : quantos anos não te via!
...
Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:

  • quanto tempo!
  • muitos anos que não te via.
  • Estou esperando vinte minutos.
  • Já sou veterinária quatro anos.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

Deve-se utilizar há vinte anos ou vinte anos atrás. A colocação na mesma frase do verbo haver e do advérbio atrás é considerada erro. Basta um deles.

A expressão a mais de pode ser utilizada para se referir ao tempo futuro, velocidade e distância ultrapassada de um número fixado. A expressão há mais de é equivalente a dizer existem mais de. Também é utilizada para se referir a algo que aconteceu no passado.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

Usamos “ano-luz” para medir distância: “...um astro semelhante ao sol a 153 anos-luz de distância da Terra.” O certo, portanto, é “...estão a anos-luz de distância...”

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

há é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver. A forma de determinar se usamos há é substituir, na frase, pelo sinónimo existe.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

É dispensado o uso do advérbio "atrás", portanto, “há muito tempo” é a expressão correta.

à à Contracção da preposição a com o artigo ou pronome a (ex.: era uma versão muito semelhante à que ouvimos naquele dia; não respondeu acertadamente à pergunta; bacalhau à minhota; polvo à lagareiro). Masculino: ao. Masculino: ao.

O valor haver, sempre que estiver relacionado a tempo que já passou, impede o uso da palavra atrás. Sendo assim, existem duas formas corretas para a frase: "há dezoito anos" ou "dezoito anos atrás".