Como se engomar tule?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Se necessário, engomar o tule a baixa temperatura, colocando um pano fino entre o ferro e o tule para o proteger.

Como o tule é um tecido transparente, é preciso que por baixo você utilize um top ou sutiã bem elegante, pois ele irá aparecer. Já na parte de baixo você pode utilizar saias curtas, jeans, calças de alfaiataria ou jeans claro, que trará um contraste com a camisa de manga comprida, geralmente em tons escuros.

Para lavar roupas de tule na máquina, use saco para lavagem
Uma boa dica é usar detergente neutro e líquido, que promove uma boa limpeza dos tecidos sem danificá-los. Após a lavagem, use uma toalha para tirar o excesso de água das fantasias e coloque para secar.

Seda e cetim devem ser passados em temperaturas mínimas. Viscose, poliéster, lycra e náilon são sensíveis, portanto pedem ferros com temperaturas baixas. Você pode procurar no próprio ferro os programas específicos para cada tecido.

Como desamassar tecidos sintéticos
Borrife a peça até que se encontre úmida, sem encharcar. Ligue o ferro de passar na graduação “sintéticos”, espere esquentar. Coloque a peça de roupa na tábua de passar esticada. Arrume um pano limpo e liso, de preferência em algodão, para sobrepor a peça de roupa a ser passada.

Com Sal de Cozinha
Junte uma xícara de sal à sua máquina de lavar. Ponha a máquina em um ciclo de lavagem curto e com água morna. Utilize meia medida de água da máquina, não havendo necessidade de enchê-la completamente. Ponha a peça jeans na máquina.

Impermeabilizante, pronto para uso. Acabamento incolor após a secagem. Ideal para impermeabilizar tecidos de algodão (evita o desfiamento) protege costuras e bordados, também pode ser usado na decoupage, com guardanapos, papéis e etc... Não resiste a consecutivas lavagens.

Para proteger costuras e bordados, evitando o desfiamento em trabalhos de recorte. Para tecidos de algodão.

A goma é um processo preparatório feito na fabricação do tecido para melhorar o desempenho do mesmo. Consequentemente, esse processo ajuda levemente na conservação do tecido no processo de armazenamento e transporte. Alguns tipos de tecidos necessitam ser engomados no processo de fabricação.

Para não errar na hora de usar o tule no dia a dia é essencial que você saiba equilibrar. Isto é, se for colocar um decote na parte de cima, invista em uma saia de tule mais longa. Além disso, você pode brincar com as combinações e transformar o look mais simples em uma produção elegante e cheia de estilo.

Uma opção de malha semelhante, porém mais resistente e com maior gramatura, é a Tule Poly.

O tule pode ser utilizado em sobreposições, ou seja, como o tecido é transparente precisa de outras peças para complementar o look. Mesmo vestidos e saias que possuem mais volume podem ser utilizados com uma terceira peça. Dependendo do sapato escolhido, esse look pode ser utilizado durante o dia ou durante à noite.

Passe o ferro já quente, por sobre o tecido que cobre o tule. Deslizando sempre em movimentos de vai e vem. Não deixe o ferro de passar posicionado por algum tempo numa mesma área, pois pode danificar o tule. Vá reposicionando toda a área a ser passada sempre com o mesmo cuidado.

Se quiser amaciar o tule, adicionar uma pequena quantidade de amaciador de tecidos à lavagem. Mas tenha cuidado para não usar em demasia, pois pode danificar o tecido.

O tule é um tecido sintético muito usado em vestidos de festa. Limpar este material delicado requer muito cuidado para que não rasgue. A melhor forma de lavar o tule é à mão, com água fria e sabão próprio para roupas delicadas, Lava roupas coco Qualitá.

Quais tecidos não devem ou não podem ser passados? Para quem não gosta tanto de passar roupa, uma dica é apostar em tecidos que não amassam e não precisam de ferro, como viscose, lã, poliéster, nylon, elastano, cashmere e seda.

Como desamassar vestido de festa

  1. Fazer uma mistura de uma tampa de amaciante para um litro de água na quantidade desejada para o volume de roupas e coloque em um borrifador;
  2. Borrifar algumas vezes em cada lado e parte (plissado, liso, barra, cintura) a ser passada.

Aquecimento: Uma das maiores desvantagens do uso do tecido de poliéster é a alta retenção de calor. As roupas que possuem sua composição total com esse material, podem causar certo desconforto em épocas de altas temperaturas, pois bloqueiam a circulação de ar através do tecido.