Como se diz Vossa Excelência?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).

A forma habitual de se iniciar uma carta para uma organização é utilizando-se as expressões Prezado Senhor ou Prezada Senhora. Estas cartas geralmente devem terminar com a expressão Atenciosamente. Se você souber o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, use então Prezado Sr. Fulano de Tal e termine com Cordialmente.

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Geralmente as pessoas abordadas como excelência são chefes de estado, chefes de governo, governadores, embaixadores, certos eclesiásticos, nobreza (aristocracia) e militares e outros segurando rank equivalente (por exemplo, chefes de organizações internacionais, altos-comissários na Comunidade das Nações), ainda que ...

Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente. Excelência, assim escrito em letra maiúscula mesmo, pois em letra minúscula possui significado diferente, é usado ao se tratar cerimoniosamente determinadas pessoas, em função de seu cargo ou posição.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

O uso dos pronomes de tratamento

  1. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
  2. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.

1. Formas pronominalizadas, isto é, palavras e expressões que equivalem a verdadeiros pronomes de tratamento, como as formas você, o senhor, a senhora. 2. Formas nominais, constituídas por nomes próprios, nomes de parentesco, nomes de funções (como professor, doutor, etc.).

Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor; Vocativo: Senhor + posto ocupado; Tratamento no Corpo do Texto: Vossa Excelência, podendo abreviar para V. Exa.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.

Pode ser para uma empresa (conhecendo ou não o destinatário) para uma entidade pública, ou outra, um superior hierárquico, ou simplesmente alguém que exige tom formal.
...
Alguns exemplos:

  1. Ex.mo Sr. Dr. João Matos / Ex.ma Sra. ...
  2. Caro Sr. Dr. ...
  3. Sra. Dra. ...
  4. Cara Sra. Ana Matos / Caro Sr. ...
  5. Estimada D. ª Ana Matos / Estimado Sr.

1. Para as destinatárias ou destinatários arrolados nesta tabela cujo cargo deve ser colocado em destaque, o vocativo será composto por: Senhora ou Senhor + cargo.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules. Para os chefes dos Poderes usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

O juiz sentenciante também dispôs que "'doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento".

O costume de chamar advogado e médico de “Doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil Colônia, pois a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito. Quem foi que instituiu essa tradição?

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.