Como se diz pastel em Portugal?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Palhinha - Canudinho. Pastel - Nome genérico para a infinidade de pães doces e bolos portugueses. São vendidos nas "pastelarias".

Numa, diz-se que no português em geral se usam as palavras ementa e cardápio, sem indicar a respectiva distribuição geográfica. Noutra, indica-se tal distribuição geográfica: ementa é termo característico de Portugal, enquanto cardápio é típico do Brasil (cf. Dicionário Houaiss).

"Festim (em que se come carne assa- da)" (Port.), "churrasco" (Bras.).

bolo {masculino}
bollo {m.} bolo {m.} bizcocho {m.}

Grafia no Brasil: ônibus. Grafia em Portugal: ónibus.

Concelho - Equivale a cidade e a Câmara municipal equivale a prefeitura Municipal. Distrito - Equivale aos estados por ser um conjunto de concelhos.

Alheira: conheça a história por trás da famosa linguiça portuguesa.

Além disso, jantar significava (ou ainda pode significar) o atual almoço, enquanto ceia era relativo ao que se diz hoje jantar.

2. [Brasil] Aparelho electrodoméstico em que se conservam frescos os produtos alimentares. (Equivalente no português de Portugal: frigorífico.)

Uma vez que nos é feita a pergunta sobre a ortografia correcta da abreviatura da palavra professor, considerámos pertinente referir que existe uma forma registada (e atestada) no Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2009: «Prof. = professor», assim como «Prof. ª = professora».

Shopping center (centro comercial em Portugal)...

Banheiro. Caso você esteja muito apertado, o banheiro pode ser uma grande salvação, de fato. Porém, nas terras lusitanas a palavra significa a pessoa responsável por proteger a segurança dos banhistas próximo à praias, ou melhor, os famosos salva-vidas! Em Portugal, o nosso banheiro se chama “casa de banho”.

ôvo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Não se trata de uma alface pequenininha, de pequeno porte, mas sim como é conhecido, carinhosamente, o nascido em lisboa, o lisboeta. O alfacinha e a alfacinha. Ninguém conseguiu me explicar o porquê, mas todos concordam que a origem é mesmo a alface. Essa é a mais famosa das diferenças.