Como se diz Bença?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Resposta: O substantivo, cujo significado é ato ou efeito de benzer, de abençoar, é bênção, com acento circunflexo por ser palavra paroxítona terminada em -ão.

A forma preferencial de escrita da palavra é bênção, com acento circunflexo no e. A palavra benção, sem acento circunflexo no e, está dicionarizada e reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. É, contudo, a forma não preferencial de escrita da palavra.

Deve-se pedir a benção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante. Importante é que esse ato seja transmitido e mantido vivo em nossa sociedade. “É sempre simples. Aconselho que se chegue, peça um abraço, mostre carinho.

“Ó Senhor Jesus Cristo que tomas as crianças nos braços de Tua misericórdia e as fazes membros vivos da Tua Igreja, eu Te suplico para que concedas graça ao meu afilhado para que ele cresça na tua fé, obedeça à Tua Palavra e persevere em Teu amor a fim de que, fortalecido por Teu Espírito Santo, possa resistir às ...

Para se pedir a bênção ao sacerdote, coloca-se as mãos abertas, a direita sobre a esquerda, e depois de receber a bênção lhe beija as mãos. A forma indicada para pedir a bênção, não tem nenhum significado misterioso; é um gesto humilde dirigido a Deus que tem sua resposta por meio do sacerdote.

substantivo masculino [Popular] Ato de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre alguém; bênção: peço-lhe a bença. Etimologia (origem da palavra bença).

Benção, relativo á abençoar. Ex: bença, pai. bença, mãe.

Esse cumprimento, cheio de significados, é tradição para muitas famílias brasileiras. A benção, que costuma vir carinhosa logo após o pedido que elas tanto querem ouvir, é a entrega de amor e proteção àqueles de quem são “mães duas vezes”.

No sentido religioso é a invocação da graça de Deus sobre uma pessoa ou, por extensão, para um objeto. Desse modo, já podemos perceber a importância de ser abençoado ou abençoar. Nós temos o costume de dizer “Deus te abençoe”, ou seja, pedimos que o próprio Deus abençoe alguém ou alguma coisa que queremos bem.

“Bença pai, bença mãe”, era assim falando num português simplório, que nós nos dirigíamos aos nossos pais ao deitar-nos, ao levantar ou quando saíamos para algum passeio ou viagem que demandava mais tempo.

Golpe do “Bença, tia
Baseando-se no timbre da voz, o bandido começa a ligação dizendo “oi, tio (a)” ou “bença, tio (a)”. Ele não se identifica, pois espera que a vítima chegue a falar o nome de um sobrinho, na tentativa de reconhecer quem está falando.

Benzer é o ato de abençoar alguém ou algo, com o objetivo de afastar o mal de todas as origens. A palavra vem de "tornar bento", e isso vale para quem aplica a benzedura e para quem recebe. Afinal, quanto mais abençoamos, mais abençoados seremos.

Quem pode dar a bênção apostólica? Não existe nenhuma regra na Bíblia sobre quem pode ou não pode dar a bênção apostólica. Muitas vezes na Bíblia alguém com autoridade abençoava quem estava debaixo dele (Hebreus 7:6-7). No entanto, não há nenhuma regra que proíbe outros crentes de darem a bênção.

Peça a Deus que o afilhado seja uma pessoa de fé, de bem e de caráter, e que, quando adulta, possa servir de exemplo para outras pessoas. Peça ao Espírito Santo força na caminhada do afilhado, para que seus pés não vacilem. Peça à Virgem Maria que interceda por ele, e aos anjos, que o protejam todos os dias.

Deus é um Deus abençoador.
Em Cristo, o Senhor disponibiliza bênçãos espirituais que estão muito além do tempo e das bênçãos materiais. A bênção se dá quando somos obedientes ao Senhor e nosso coração está em Cristo. Assim podemos, certamente, ser abençoados pelo Deus abençoador e servirmos de bênçãos para outros.

Ser padrinho é uma bênção
Ser convidado para padrinho ou madrinha deve ser considerado uma honra. Caso você tenha sido escolhido padrinho ou madrinha, não se sinta pressionado. Sinta-se abençoado. Fazer parte da história dos noivos é o melhor presente que você pode dar.

«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...»