Como se divide o passivo?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

  • a) passivo circulante;
  • b) passivo exigível a longo prazo;
  • c) resultados de exercícios futuros;
  • d) patrimônio liquido, divido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros ou prejuízos acumulados.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

O Ativo de uma empresa é separado entre ativo circulante e ativo não circulante. Essa divisão é realizada com base no prazo de conversão em dinheiro que estes bens e direitos possuem.

Já para essa teoria, adotada no Brasil e mais utilizada na contabilidade atual, as contas são divididas em dois grandes grupos, que são: contas patrimoniais e de resultado.

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.

Qual é o cálculo do indicador Passivos/Ativos? Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.

O que é ser passivo:
Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.

O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais, Balanço Patrimonial Ativo e Balanço Patrimonial Passivo. Os ativos enumeram bens, aos direitos e aplicações de recursos controlados pela empresa.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

Mas para isso temos que saber que o Ativo é dividido em 3 grandes grupos que são:

  • º - ATIVO CIRCULANTE.
  • º - ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO.
  • º - ATIVO PERMANENTE.

A principal diferença entre o passivo circulante e o não circulante é o prazo de vencimento da obrigação. Ou seja, se um passivo vencer em menos de um ano, sua classificação é de passivo circulante. Caso o seu vencimento for superior a doze meses, ele é classificado como passivo não circulante.

Quais são as contas do patrimônio líquido? O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros, Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo.

Já os passivos aumentam por crédito e diminuem por débito. O que isso quer dizer? Quando falamos do ativo, ele aumenta quando adquiro um bem. Porém quando pago uma obrigação, como tributos, por exemplo, o dinheiro sai do ativo, diminuindo seus saldos.

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

Continuar lendo Como se divide o dia?