Como se divide o ensino superior?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

Quais são os cursos de ensino superior?

  • Curso de graduação. O primeiro, e mais famoso de todos, é a graduação. ...
  • Cursos superiores sequenciais. ...
  • Cursos de extensão. ...
  • Curso de pós-graduação. ...
  • Ensino superior presencial. ...
  • Ensino superior à distância.

Então está mais que na hora de conhecer as 3 principais modalidades de ensino superior existentes: presencial, semipresencial e Ensino a Distância (EaD).

Antigamente, os graus de instrução eram definidos pelos seguintes graus de escolaridade: 1º grau (ensino fundamental), 2º grau (ensino médio) e 3º grau (ensino superior).

Ensino Superior completo é o grau de instrução de quem conclui uma graduação. Como cada uma das etapas estudantis só pode ser iniciada após o término da anterior, é preciso ter finalizado o Ensino Médio para começar um curso superior.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

Entre elas, existe a diferença entre bacharelado e licenciatura e o que envolve cada uma dessas modalidades. Resumidamente, o bacharelado prepara profissionais para atuar em inúmeras áreas, enquanto a licenciatura é focada em formar professores e educadores.

A palavra “graduação” está relacionada ao ensino superior e pode ser entendida como “título universitário recebido por um indivíduo”. Portanto, a graduação é o nível de ensino que vem após o Ensino Médio, quando o aluno conclui a Educação Básica.

Os cursos superiores são divididos em 3 categorias: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Embora sejam diferentes no tempo de duração, é certo que todos eles fazem parte da graduação superior. Portanto, qualquer que seja sua escolha, ao concluir, você terá seu diploma de nível superior.

Entenda agora mesmo o que esse termo significa. O curso de graduação bacharelado é aquele que prepara o profissional para atuar nos mais diversos segmentos de mercado. Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área.

Existem no país 2.608 instituições de educação superior.

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos. O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

A principal distinção é que a faculdade tem enfoque em formações específicas de uma área, enquanto a universidade é mais abrangente e possui um portfólio mais diversificado. Focada em uma área determinada de conhecimento.

O que é o Ensino Médio? Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O ensino superior não é somente a graduação feita na universidade. Existem vários tipos de ensino superior, classificados em diferentes níveis: graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Mestrado: pós-graduação stricto sensu de duração média de 2 anos, focada em aprofundamentos científicos, com ênfase na formação de professores e pesquisadores universitários, intitulando quem a terminar de mestre; Doutorado: dura entre 4 e 5 anos e possui o objetivo de se aprofundar em uma área de pesquisa.

Os mais longos são os de bacharelado, que podem durar até seis anos, como é o caso de Medicina. As licenciaturas normalmente são oferecidas em quatro anos. E o mais curto entre é o grau tecnológico, com cursos que duram de dois a três anos.